A dar os primeiros passos em Portugal, o Floorball é uma modalidade popular nos países nórdicos e asiáticos. (Foto: DR)

A Universidade do Porto foi a instituição escolhida pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) para acolher o 7º Campeonato do Mundo Universitário de Floorball, que se disputará em 2016.

Depois do Mundial de Rugby 7 2010 e do Mundial de Voleibol de Praia (a disputar em 2014) chega a vez do Floorball, uma modalidade pouco conhecida em Portugal . “Esta vitória é certamente mais um momento de grande prestígio para a instituição que tem vindo a implementar uma imagem de sucesso na organização de eventos desportivos internacionais”, afirma Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto.

A organização deste evento está inserida no plano estratégico do Centro de Desporto, que prevê organizações internacionais desportivas e a reabilitação dos espaços desportivos. Nesse sentido,“a organização do Mundial de Floorball vem responder aos nossos objetivos estratégicos e traçar uma meta interessante na nossa planificação. Em 2016 pretendemos ter o Estádio Universitário a postos para receber esta grande organização mundial e mais uma vez transmitir uma imagem forte da U.Porto na cidade e no desporto universitário internacional”, explica Bruno Almeida.

Com esta organização, a Universidade do Porto pretende também contribuir para o crescimento do Floorball em Portugal, país em que a modalidade ainda não se encontra associada a nenhuma Federação. A nível internacional, o Floorball é uma modalidade mais conhecida e praticada nos países nórdicos e asiáticos, casos do Japão, Singapura e Taiwan.

 O Jogo

O Floorball é disputado por duas equipas de cinco jogadores de campo, com sticks de plástico, e um guarda-redes sem stick, e uma bola também de plástico com 70mm de diâmetro. Cada equipa pode ter 20 jogadores. Trata-se de uma modalidade extremamente rápida e dinâmica que exige uma extrema coordenação entre todos os jogadores. Saiba mais na página oficial da Federação Internacional de Floorball.