A ética na investigação é um dos temas em debate nas Jornadas da Comissão de Ética. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

“Primeiro a Ética, depois o Código” é o tema da próxima edição das Jornadas da Comissão de Ética da Universidade do Porto. Organizado pela Comissão de Ética (CEUP), o evento realiza-se no dia 11 de abril, às 15h00, na Reitoria da U.Porto e será o palco para o lançamento oficial do novo Código Ético de Conduta Académica da Universidade do Porto,  que será apresentado e distribuído a todos os participantes, estando posteriormente disponível em acesso digital.

Aprovado pelo Senado e homolgado a 4 de dezembro de 2017, o novo Código Ético de Conduta Académica da U.Porto visa tornar-se num instrumento fundamental para desenvolver as melhores práticas pedagógicas, científicas e cívicas, com o total compromisso da comunidade académica.

Evento vai ter lugar a 11 de abril, no edifício histórico da Reitoria da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Paralelamente, é sobre a “Ética da Investigação” que se vai falar na primeira parte das jornadas, contando, para isso, com a participação de Filipe Almeida, Presidente da Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), sob moderação de Jorge Sequeiros, anterior presidente da CEUP.

O que é ou não é o Código Ético é o tema da conversa que encerra as jornadas da Comissão de Ética. Carlos Cardoso, da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e Manuel Carneiro da Frada, da Faculdade de Direito (FDUP) são os oradores convidados da sessão, moderada por Maria Araíjo Jorge, da Faculdade de Letras (FLUP).

Destinada especialmente aos profissionais que trabalham a eticidade nas instituições do ensino superior, a participação nas Jornadas da Comissão de Ética da Universidade do Porto é aberta para toda a comunidade académica. Os interessados devem inscrever-se no formulário disponível aqui. O programa completo está disponível aqui.

Sobre a Comissão de Ética da U.Porto

Comissão de Ética é um órgão colegial, multidisciplinar e independente, criado pelo Senado da Universidade do Porto, dedicado à observância e promoção de padrões éticos em todas as atividades académicas (docência, investigação e atividades de extensão, incluindo prestação de serviços à comunidade e divulgação da ciência) das diversas unidades da U.Porto e na conduta dos seus membros (docentes, funcionários ou alunos). Atualmente presidida por Manuel Pestana Vasconcelos, professor catedrático da Faculdade de Medicina (FMUP), a Comissão de Ética é constituída por 20 membros da comunidade académica, que se distribuem por quatro subcomissões especializadas: Artes, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas.