Bera, no centro de Moçambique foi uma das zonas mais afetadas. (Foto: Cruz Vermelha Portuguesa)

A passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Malawé já foi considerada pela ONU como a “pior tempestade de sempre no Hemisfério Sul”. Estima-se que mais de 1,5 milhões de pessoas tenham sido afetadas por todo o sudeste asiático. Em solidariedade para com as vítimas, a Universidade do Porto apela ao apoio da comunidade académica, na recolha de bens e donativos destinados a apoiar a recuperação das regiões afetadas  por um dos piores desastres climáticos dos últimos tempos.

Atualmente, a U.Porto conta com 92 estudantes moçambicanos que chegaram para tirar um curso completo e/ou fazer um período de mobilidade. A U.Porto tem estabelecidos 11 protocolos de cooperação, com instituições de ensino superior como Universidade Pedagógica de Moçambique, Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Católica de Moçambique, uma das mais afetadas pela catástrofe natural.

Em solidariedade com o povo moçambicano e pelas ligações históricas e culturais existentes, a Universidade do Porto solicita que todos os donativos sejam direcionados para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). A CVP anunciou publicamente que o apoio pode ser feito através de uma transferência bancária, através do IBAN PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4, do multibanco, via pagamento de serviços (Entidade 20 999; Referência 999 999 999), ou online.

Estudantes da U.Porto mobilizam-se para ajudar Moçambique

Um grupo de estudantes moçambicanos da U.Porto está a potenciar a recolha de roupas para serem enviadas para Moçambique. Para isso, associaram-se à iniciativa “Feito de Esperança”, promovida pelos CTT em parceria com os Correios de Moçambique. Os interessados, podem dirigir-se a uma loja CTT, entre 25 de março e 8 de abril, com os bens – roupas de adulto, criança, cobertores, etc – e ajudar, através das embalagens solidárias e de forma gratuita, as milhares de vítimas desta tragédia. Os pontos CTT estão espalhados pela cidade do Porto, perto dos campus da U.Porto, nomeadamente na zona da Asprela, Baixa e Campo Alegre.

A Universidade Católica de Moçambique foi uma das afetadas pelo ciclone Idai. (Foto: Cruz Vermelha Portuguesa)

A AEFDUP – Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da U.Porto, em parceria com a Cruz Vermelha, está a fazer uma recolha de bens, até quarta-feira, dia 27 de março. Os interessados poderão deixar, na sala de convívio, alimentos não perecíveis, como enlatados com prazo de validade prolongado, água, e também produtos de higiene, como sabonetes, lixívia, medicamentos e pasta de dentes.