Estudantes  e investigadores estrangeiros representam já perto de 12% do total da comunidade académica da U.Porto.

É mais um número histórico que traduz o sucesso da estratégia de internacionalização que vem pautando a vida da Universidade do Porto nos últimos anos. Só em 2012/2013, a U.Porto vai receber 3708 estudantes e investigadores estrangeiros (cerca de 12% de toda a comunidade académica) facto que constitui um número recorde na vida da Universidade.

Contabilizados os números de todo o ano letivo (1.º e 2.º semestres), começam por se destacar os 1846 estudantes estrangeiros que chegam à Universidade ao abrigo de programas internacionais de mobilidade estudantil, como o conhecido programa Erasmus. Fica assim cada vez mais perto de ser atingida a histórica barreira dos 2000 estudantes que, no mesmo ano, escolhem as escolas da U.Porto para completar um período da sua formação académica.

No “mapa” dos estudantes de mobilidade da U.Porto, Brasil (889), Espanha (228) e Itália (135) surgem no “top 3” dos países mais representados. Polónia (121), Alemanha (73), França e Turquia (45) são outras nações em destaque numa listagem que inclui nações como o Camboja, as Ilhas Fiji, Laos ou Israel, num total de cerca de 50 nacionalidades representadas.

Aos estudantes em mobilidade juntam-se ainda os mais de 1862 estudantes (1401) e investigadores (461) estrangeiros que anualmente se matriculam na U.Porto para realizarem cursos completos (licenciatura, mestrado ou doutoramento), ou que escolhem a Universidade para desenvolver as suas atividades de investigação. Juntos, estes quase 4000 cidadãos estrangeiros, provenientes de 111 países, representam já 11.7% do total da comunidade académica da Universidade do Porto.

Todos estes números serão celebrados na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 17 horas, durante a sessão oficial de boas-vindas que a U.Porto promove para os 430 estudantes que chegam à Universidade no 2º semestre letivo. Como é tradição, a sessão decorre na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) e será aproveitada para apresentar os serviços da Universidade, bem como o programa de receção que a ESN-Porto preparou para os novos estudantes.