quimica 3

A grande final da competição que se vai disputar a 9 de maio, em Braga.

É já no próximo dia 11 de abril que as faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto acolhem duas das semifinais regionais daquela que é uma das mais importantes competições para os estudantes do ensino básico em Portugal: as Olimpíadas de Química Júnior (OQJ).

Promovida pela Sociedade Portuguesa de Química, a iniciativa – a decorrer simultaneamente em oito universidades do país (Lisboa, Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Faro, Vila Real e Porto), agregando 10 Faculdades – pretende dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar interesse por esta disciplina, cativar vocações para carreiras científico‐tecnológicas entre os estudantes dos 8º e 9º anos e, também, aproximar as escolas e universidades.

As OQJ são uma competição entre equipas de três alunos de diferentes escolas da região, que têm que efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. Cada equipa é acompanhada por um professor que não participa diretamente nas provas.

As três melhores equipas ganham medalhas (“ouro”, “prata”, “bronze”) e um prémio surpresa. As equipas com medalha de prata e ouro nas semifinais regionais têm acesso à final nacional (ficando a medalha de bronze como suplente no caso de impedimento ou desistência de uma das apuradas), que se vai disputar a 9 de maio, em Braga.

Este ano as provas no Departamento de Engenharia Química da FEUP decorrerão sob a égide do Ano Internacional da Luz, contando para isso com a contribuição de Luís Miguel Bernardo (Professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia – FCUP) que irá proferir duas palestras de âmbito demonstrativo-pedagógico. Consulte o programa completo.

Na FCUP, as atividades arancam às 9h30 no Departamento de Química e Bioquímica e, para além das provas, incluem um Workshop para os professores acompanhantes sobre “Novos Recursos Digitais e Novas Ferramentas de Consulta na Casa das Ciências” e uma apresentação das Licenciaturas de Química e de Bioquímica da FCUP. Consulte o programa completo.