Estudantes estrangeiros representam cerca de 10% da população estudantil da U.Porto

São mais de 3100 estudantes dos quatro cantos do mundo – alguns tão distantes como o Camboja, as Ilhas Fiji, Laos ou Tanzânia – que durante o primeiro semestre deste ano letivo vão estudar na Universidade do Porto. Deste número, 1644 chegam ao abrigo de programas internacionais de mobilidade estudantil como o conhecido programa Erasmus, os restantes estão na U.Porto a realizar um curso completo.

No dia 4 de outubro, às 17 horas, uma boa parte desses 1644 estudantes que chegam ao abrigo de programas internacionais de mobilidade vão estar na Reitoria da Universidade do Porto para participar na sessão oficial de boas-vindas da Universidade. Vêm de cinco continentes, oriundos de 81 países distintos, para cumprir, pelo menos, um semestre de estudos na Universidade do Porto.

O Brasil e a Espanha continuam a ser os países mais representados (799 e 219, respetivamente), seguidos pela Itália (105), Polónia (79), Alemanha (50), França (36) e Turquia (34). Estes números são, no entanto, provisórios, uma vez que ainda não estão contabilizados os estudantes que irão chegar no segundo semestre letivo.

O número alcançado neste primeiro semestre é já superior ao dos últimos anos o que significa que, no final do ano, vão ser mais de 2000 estudantes estrangeiros a escolher a Universidade do Porto para completar a sua formação académica.