Estudantes internacionais em São BentoSó no primeiro semestre do ano letivo 2016/2017, 1.350 estudantes internacionais, provenientes de 84 países, escolheram a Universidade do Porto para completar um período de estudos ao abrigo de programas de mobilidade internacional, como o Erasmus+ ou o Ciência Sem Fronteiras (Brasil).

Vindos dos cinco continentes, os estudantes internacionais de mobilidade da U.Porto chegam este ano de países tão díspares como o Canadá, o Chile, as ilhas Fiji, o Usbequistão ou a Zâmbia. Ainda assim, o Brasil (419 estudantes), a Espanha (177), a Itália (123), a Alemanha (74) e a Polónia (66) continuam a ser as nações mais representadas entre o grupo de estudantes estrangeiros que chegam à Universidade do Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional.

A estes 1.350 estudantes em mobilidade internacional durante o primeiro semestre letivo, somam-se ainda os cerca de 2.000 estudantes estrangeiros de grau da U.Porto que estão já na universidade a realizar um curso completo. Até ao final do ano letivo, a U.Porto espera acolher no total perto de 4.000 estudantes e investigadores internacionais, o que representa já cerca de 13% do número total de estudantes da instituição.

Sessão de Boas-vindas aos Estudantes Internacionais 2016

O edifício da Reitoria e a Praça Gomes Teixeira voltaram a acolher tradicional sessão de boas-vindas aos estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Grande parte destes estudantes estiveram reunidos no edifício da Reitoria no passado dia 22 de setembro, para assistir à tradicional sessão de receção que a U.Porto organiza para os seus estudantes internacionais (ver fotogaleria). Para além da apresentação dos diferentes serviços da Universidade e da habitual mensagem de boas-vindas do Reitor, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de conviver durante um lanche realizado na Praça Gomes Teixeira.

Recorde-se que a Universidade do Porto foi recentemente premiada pelo sucesso da sua estratégia de internacionalização pela maior organização europeia de profissionais de relações internacionais universitárias. A European Association for International Education (EAIE) atribuiu à U.Porto o seu mais importante galardão, o Institutional Award for Innovation in Internationalisation, pela sua ativa participação e coordenação de consórcios e projetos de mobilidade internacional de estudantes.