Reitores da U.Porto e da Universidade de Duhok formalizaram a cooperação nas áreas da cooperação científica e da mobilidade estudantil.

Uma delegação de membros da Universidade de Duhok (Iraque) esteve na semana passada, na U.Porto, para visitar as instalações da Universidade e estudar formas de cooperação científica e cultural entre as duas instituições.

Para a U.Porto, esta constituiu uma oportunidade para estudar afinidades e intensificar a relações com universidades dos países árabes. Na agenda da visita esteve, entre outros pontos, o estudo de formas de colaboração entre as duas universidade em campos como o intercâmbio científico, a mobilidade estudantil e a preparação de projetos conjuntos nas áreas de conhecimento comuns.

A visita da comitiva iraquina , liderada por Mosleh Duhoky (Reitor da Universidade de Duhok) e apadrinhada por Huaasin Al Sewaidi (presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portugal – Iraque), teve como ponto alto o encontro com uma comitiva da U.Porto encabeçada pelo Reitor, José Marques dos Santos. Ocasião para trocar ideias sobre os sistemas de ensino de Portugal e do Iraque, a sessão realizada na Reitoria encerrou com a assinatura de um protocolo de cooperação que prevê a promoção da mobilidade estudantil e o intercâmbio científico entre as duas instituições.

Durante os três dias que esteve no Porto, a delegação iraquiana  teve ainda a oportunidade de visitar os diferentes espaços da U.Porto, nomeadamente as faculdades de Medicina, Arquitetura, Engenharia, Ciências .

Fundada em 1992, na sequência da primeira Guerra do Iraque, a Universidade de Duhok situa-se na zona do Curdistão, no oeste do Iraque (na fronteira com a Turquia) e é um dos mais prestigiados centros de ensino e investigação científica do país. Composta por nove faculdades e seis departamentos, a universidade tem cerca de 11 mil estudantes de graduação e mais de 3000 professores, investigadores e funcionários não docentes.