carnaval-bebes fb - Cópia (2)Como forma de assinalar a chegada do Carnaval, época mágica de diversão e fantasia, a Universidade do Porto, através do Serviço de Relações Externas e Cultura da Reitoria,  promove um programa de atividades destinadas aos mais novos, a decorrer entre os dias 15 e 18 de fevereiro.

No dia 15 de fevereiro, entre as 9h00 e as 12h00 terá lugar, no Edifício Histórico da Reitoria (Praça Gomes Teixeira) um workshop de música para bebés entre os 9 meses e os 2 anos inclusive (com uma sessão às 9h00 e outra às 11h00) e para crianças entre os 3 e os 5 anos inclusive (com uma sessão às 10h00 e outra às 12h00). Em cada sessão,  pais e filhos terão a oportunidade de protagonizar “um momento intimista de magia (…), envolvidos por música, luzes e movimento”, tendo a lua como elemento principal.

As sessões de ambas as faixas etárias têm a duração aproximada de 45 minutos e têm o custo de 6 euros (com 10% de desconto para membros da U.Porto) e um máximo de 12 crianças. O preço inclui a participação da criança e de um ou dois adultos, sendo obrigatório o acompanhamento por pelo menos um adulto.

As inscrições para o workshop podem ser feitas aqui.

Já nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, a Oficina “Carnaval Intergalático” será destinada a crianças dos 6 aos 10 anos e permitirá aos participantes partir à descoberta das galáxias, da possível existência de vida noutros planetas e do Universo em geral. Tudo isto através de debates entre “os pequenos cientistas”, da confeção de receitas de “culinária para astronautas”, da criação de máscaras de extraterrestres ou de OVNI’s e da construção de instrumentos para brincar à observação dos astros. Está ainda prevista uma colaboração com o Planetário do Porto/Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) , no qual se propõe a observação do Sol com telescópio equipado com filtro de banda larga, para observação do Sol e das respetivas manchas e com um telescópio H-Alfa para observação das protuberâncias.

A participação nos três dias de oficina tem o custo base de 30 euros e inclui os lanches da manhã e da tarde. Os interessados podem inscrever-se aqui.