Universidade do Porto parou em homenagem a Mariano Gago

A Universidade do Porto associou-se esta segunda-feira, 20 de abril, ao meio-dia, a um momento nacional de reconhecimento da vida e obra de José Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e Tecnologia, falecido no passado dia 17 de abril.

Durante 5 minutos, professores, investigadores, colaboradores e estudantes presentes nas faculdades, centros de investigação, institutos, serviços autónomos e Reitoria da U.Porto concentraram-se em frente aos respetivos locais de trabalho como forma de homenagear o percurso de excelência de Mariano Gago.

Para memória futura fica a vida e a obra daquele que foi, nas palavras do Reitor da U.Porto, “o grande responsável pela introdução dos temas da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no cerne da política governativa portuguesa”. Também por isso, esta homenagem singela será um momento de motivação importante para que continuemos o nosso trabalho de projeção da Universidade do Porto, nacional e internacionalmente, no cumprimento da nossa missão”, apontou Sebastião Feyo de Azevedo.

“A vida e obra do Professor Mariano Gago é de uma dimensão excecional no desenvolvimento do nosso ensino superior e no desenvolvimento e divulgação de uma cultura científica moderna, dimensão que já se percebe, mas que o tempo irá tornar ainda mais claro”, destaca o Reitor, para quem “haverá sempre um antes e um depois de Mariano Gago.”

Homenagem a Mariano Gago (Destaque)

Homenagem a Mariano Gago no edifício da Reitoria da U.Porto.

homenagem_mariano_gago_feup

Homenagem a Mariano Gago no edifício da FEUP.

homenagem_mariano_gago_ineb

Homenagem a Mariano Gago no IBMC.INEB.

homenagem_mariano_gago_feup

Homenagem a Mariano Gago no ICBAS / FFUP.

homenagem_mariano_gago_ineb

Homenagem a Mariano Gago na FLUP.

homenagem_mariano_gago_feup

Homenagem a Mariano Gago no Ipatimup.

homenagem_mariano_gago_feup

Homenagem a Mariano Gago no CIIMAR.

homenagem_mariano_gago_ineb

Homenagem a Mariano Gago no ISPUP.

homenagem_mariano_gago_ineb

Homenagem a Mariano Gago no Planetário do Porto.

• elsa oliveira

Gostaria de retificar que a imagem identificada como homenagem no ICBAS, deveria ser referida como ICBAS e FFUP, uma vez que se concentraram à entrada do complexo para homenagem a Mariano Gago, elementos das duas instituições.

• noticiasup

Cara Elsa,

Obrigado pela rectificação. A referência à FFUP já foi acrescentada.

• Dulce Soares

Sem dúvida, uma figura incontornável na viagem da vida e do Conhecimento. Até Sempre, Sr, Professor!