Trinta anos depois de ter acolhido a 1.ª edição dos Jogos Galaico-Durienses, a Corunha volta a receber os melhores atletas universitários da Euroregião Galiza – Norte de Portugal. (Fotos: CDUP-UP)

A Universidade do Porto está a caminho da Corunha para participar, de 29 a 30 de novembro, na 31.ª edição dos Jogos Galaico Durienses, evento desportivo que vai colocar “frente a frente” alguns dos melhores atletas das universidades públicas da Euroregião Galiza – Norte de Portugal.

Instituição com mais vitórias na história da competição, a U.Porto parte como uma das favoritas a nova vitória no certame depois de, no ano passado, não ter ido além da medalha de prata. Para isso acontecer terá que suplantar as congéneres das universidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Santiago de Compostela, Vigo e Corunha (Espanha) nas três modalidades – Futebol 7, Basquetebol e Pádel – que compõem o programa dos Jogos. Este ano, vai ser também realizada uma prova extra de Orientação, em que se formarão várias equipas com participantes das diferentes universidades.

A Universidade do Porto vai estar  presente com uma delegação de 42 estudantes/atletas e técnicos, liderada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP. Esta competição tem a particularidade de todas as equipas serem mistas

Com quase 30 anos de existência, os Jogos Galaico Durienses já contaram com a participação de mais de 8 mil estudantes do Norte de Portugal e da Galiza. Deste projeto nasceu também a “Declaração de Vila Nova de Cerveira/Tomiño. Desporte Universitário na Euro Região. Orientações e principais desafios em torno da Estratégia Europa 2020”, assinada pelas seis universidades participantes.