A U.Porto venceu o título inédito de campeã da europa no Futebol 7.

A U.Porto é a atual vice-campeã europeia de Futebol 7 universitário feminino. (Foto: DR)

A Universidade do Porto é a terceira melhor universidade europeia no ranking da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA). Para este feito histórico pesaram os resultados obtidos na última edição dos Campeonatos Europeus Universitários, onde a U.Porto foi a instituição com maior número de equipas representadas entre 350 universidades europeias participantes.

Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), organismo responsável pela gestão da participação das equipas da U.Porto a nível nacional e internacional, mostrou-se bastante satisfeito com esta classificação. “É o reconhecimento de um trabalho não só da instituição mas essencialmente de todos os estudantes atletas que, entre as aulas e os exames, superam-se e com uma enorme dedicação alcançam resultados extraordinários pela Universidade do Porto”, afirma.

Entre junho e outubro de 2015, cerca de 90 atletas, oito treinadores e oito oficiais do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), representaram a Universidade do Porto em 11 Campeonatos Europeus Universitários: Andebol (Portugal), Basquetebol 3×3 (Sérvia), Escalada (Polónia), Futebol 7 feminino (Croácia), Karaté (Montenegro), Remo (Alemanha), Rugby 7 feminino e masculino (Hungria), Ténis de Mesa (Suiça), Ténis (Polónia), Voleibol de Praia (Chipre), Xadrez (Arménia).

Destes 11 Europeus, a U.Porto destacou-se pelos feitos inéditos alcançados: o título de campeã europeia de Futebol 7 feminino, as medalhas de ouro e de bronze no Karaté, o título de vice-campeã europeia de Rugby 7 feminino e a medalha de bronze no Europeu de Remo.

Para além da U.Porto, o pódio do ranking da EUSA conta com outra universidade portuguesa. A Universidade do Minho é a segunda classificada, sendo também aquela que levou mais atletas aos europeus universitários. Nota ainda para a Federação Académica de Desporto Universidade (FADU) que, pelo terceiro ano consecutivo, foi considerada a Federação mais ativa.