Estudantes internacionais em São Bento

A internacionalização é um dos indicadores em que a Universidade mais se destaca (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Depois de um ano de ausência, a Universidade do Porto volta a marcar presença no Times Higher Education World University Rankings (THE World University Rankings), figurando no exclusivo grupo das 401-500 melhores universidades do mundo de acordo com a edição 2015 daquele que é um dos mais reconhecidos rankings internacionais do Ensino Superior.

Apesar de não igualar a melhor posição de sempre, a U.Porto regista uma performance recorde em praticamente todos os indicadores avaliados – ambiente de ensino, investigação, influência da investigação (citações), transferência de conhecimento e internacionalização -, obtendo um resultado global de 33.6 (mais duas décimas do que o máximo anterior, verificado em 2012), o que representa uma subida de mais de dois valores em relação a 2014 (ano em que ficou de fora da lista final), e quase dez face a 2011, em que surgia no grupo das 301-350 melhores.

Numa alusão ao posicionamento da U.Porto, Phil Baty, editor do THE World University Rankings, referiu que “chegar às 401-500 melhores do mundo é um feito fantástico que deve ser celebrado”. O responsável lembra ainda que os resultados do ranking “constituem uma referência para estudantes e famílias, académicos, líderes universitários e governos”.

Numa edição dominada pelas universidades norte-americanas e britânicas, e que regista o maior número de universidades europeias de sempre, são sete as instituições de ensino superior portuguesas que integram o ranking. A melhor classificada é o instituto Superior Técnico (351º e o 400º), um resultado que está a gerar contestação, uma vez que o IST integra desde 2013 a Universidade Lisboa (que surge, a par da Universidade do Minho, entre a 501ª e a 600ª posição).

Para além da U.Porto, também as universidades de Aveiro, Coimbra e Nova de Lisboa fazem parte da lista das 401-500 melhores.

A edição 2015 do THE World University Rankings engloba um número recorde de 800 instituições de 70 países diferentes, e é encabeçada pela norte-americana Caltech (Instituto de Tecnologia da California), seguida da Universidade de Oxford (Reino Unido). Os restantes lugares do top 5 são ocupados pelas universidades de Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido) e MIT (EUA).