U.Porto melhora o resultado da avaliação de 2011/2012 em sete valores

Acabam de ser divulgados os resultados da edição 2012 do World University Rankings, elaborado pelo Times Higher Education e a Universidade do Porto continua a ser a universidade portuguesa mais bem colocada, alcançando um resultado global superior em relação ao ano anterior.

Na análise dos indicadores parciais que servem de base para o processo de seriação, verifica-se que a U.Porto sobe em todos: ambiente de ensino, investigação, influência da investigação (citações), inovação e internacionalização, obtendo uma classificação final de 33.395 – o que representa uma subida de sete valores em relação à classificação de 2011, apesar de, em termos de posicionamento no ranking, ter descido para o grupo das 350-400.

Numa edição dominada pelas universidades norte-americanas e, pela primeira vez, com um claro crescimento da influência asiática, apenas três universidades portuguesas figuram no top 400: a U.Porto, seguido da Universidade de Aveiro e da estreante Universidade do Minho. Tanto a Universidade de Coimbra como a UNL, que no ano anterior ocupavam este mesmo grupo 350-400, desaparecem da tabela.

Esta edição 2012/2013 é encabeçada pela norte-americana Caltech (Instituto de Tecnologia da California), seguido pela Universidade de Oxford. Os restantes lugares do top 5 são ocupados pelas norte-americanas Stanford, Harvard e MIT.