A U.Porto contou com 150 participantes nos Jogos Europeus Universitários.

A Universidade do Porto destaca-se, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda Universidade mais ativa na Europa no desporto universitário. A distinção é atribuída pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e tem como base o ranking das instituições com mais participações nas competições europeias universitárias organizadas sob a égide da EUSA, no ano desportivo anterior.

Para o diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), “este reconhecimento é sem dúvida aos estudantes atletas, oficiais e treinadores da Universidade do Porto”. Bruno Almeida deixa, contudo, uma palavra especial para os estudantes da U.Porto que “ao longo do ano, conciliam a vida académica e desportiva e representam a Universidade sempre com esforço e dedicação nas provas nacionais e internacionais universitárias”, acrescenta.

Recorde-se que, em 2018, a Universidade do Porto – que participa nas provas internacionais com as suas equipas campeãs nacionais universitárias – esteve representada por 150 participantes e por 15 equipas nos Jogos Europeus Universitários, organizados pela Universidade de Coimbra. Números que colocam a instituição portuense em segundo lugar entre as 291 universidades europeias que marcaram presença na última edição dos Jogos ou Campeonatos Europeus Universitários.

Em 2017/2018, a U.Porto competiu em 56 provas nacionais universitárias, vencendo 22 títulos de campeã nacional por equipas e coletivos, o que culminou no apuramento de 15 equipas para os Jogos Europeus Universitários, nas modalidades de: Andebol feminino (9.º lugar), Basquetebol 3×3 feminino (8.º lugar) e masculino (11.º lugar), Basquetebol feminino pela AEFADEUP (13.º lugar), Canoagem (13.º lugar), Futebol 11 pela AEFEUP (11.º lugar), Judo (27.º lugar), Remo (4.º lugar, com duas medalhas de ouro conquistadas), Rugby 7 feminino (4.º lugar) e masculino (5.º lugar), Ténis de Mesa feminino (9.º lugar) e masculino (13.º lugar), Ténis masculino (6.º lugar) e Voleibol feminino pela AEFADEUP (14.º lugar) e masculino pela AEFEUP (12.º lugar).

A Universidade do Porto foi a segunda melhor universidade da Europa no desporto universitário.

O prémio de universidade mais ativa é determinado pela participação de indivíduos e equipas nos Jogos ou Campeonatos Europeus Universitários. Cada universidade recebe pontos pelo número de atletas individuais e equipas universitárias que competem em eventos da EUSA. A ou as Universidades com o maior número total de pontos no final do ano são reconhecidas com o Prémio de Universidade Mais Ativa.

15 equipas da U.Porto disputaram os Jogos Europeus Universitários de 2018.

À frente da Universidade do Porto ficou apenas a Universidade de Coimbra, anfitriã dos Jogos Europeus Universitários 2018, seguindo-se em terceiro lugar a Universidade de Belgrado (Sérvia). Estas três universidades foram também as que obtiveram os melhores resultados nos Jogos Europeus Universitários, com a Universidade de Coimbra em primeiro, a Universidade de Belgrado em segundo e Universidade do Porto em terceiro.

Mas ainda mais prémios vieram para Portugal. Suportada pela participação das instituições portuguesas, a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) voltou a destacar-se como a associação nacional de desporto universitário mais ativa, seguida pela Federação de Desporto Universitário Alemã (ADH), e em terceiro lugar Federação de Desporto Universitário Francesa (FF SPORT-U). Estas foram as associações que mais contribuíram para a organização e participação em eventos da EUSA.