A U.Porto participa na Expo Posgrados en Europa integrando o stand do UniversitiesPortugal.com, projeto promovido pelo CRUP. (Foto: DR)

A Universidade do Porto está na Colômbia a participar pela primeira vez na Expo Posgrados en Europa, um evento destinado aos estudantes daquele país sul-americano que pretendam frequentar um curso de pós-graduação em universidades europeias.

Com a duração de quatro dias (18 a 22 de novembro) e passagens por três cidades (Botogá, Cali e Medellin), esta feira constitui uma oportunidade para a Universidade promover a sua oferta formativa – nomeadamente a pós-graduada, composta por 124 mestrados e 84 doutoramentos – junto de milhares de estudantes do segundo país mais populoso da América do Sul, logo a seguir ao Brasil.

Aos participantes é ainda dada a possibilidade de descobrirem in loco a universidade portuguesa com uma das maiores comunidades de estudantes sul-americanos.

Promovida pela agência BMI Media, a Expo Posgrados en Europa conta com a participação de dezenas de universidades, mas também de agências governamentais e embaixadas de toda a Europa. Só em 2016, o evento recebeu cerca de 6.500 visitantes , dos quais 61% manifestaram interesse em realizar um mestrado na Europa, ao passo que 21% mostraram a intenção de realizar um doutoramento numa instituição europeia.

A U.Porto participa nesta feira integrando o stand do projeto UniversitiesPortugal.com, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades do Porto (CRUP).

No primeiro semestre do ano letivo, a U.Porto recebe cinco estudantes colombianos em regime de mobilidade. (Foto: U.Porto)

Abrir horizontes na América do Sul

A participação na Expo Posgrados en Europa vai ao encontro da aposta que a U.Porto tem vindo a fazer no mercado da América do Sul que, à exceção do Brasil, está ainda pouco explorado pelas universidades portuguesas. A ambição passa por atrair para o Porto cada vez mais estudantes desta área do globo, tanto em regime de mobilidade como para obtenção de grau completo.

Só no primeiro semestre deste ano letivo, a U.Porto recebeu 561 estudantes sul-americanos. Deste grupo, composto na sua esmagadora maioria por estudantes brasileiros (525), incluem-se cinco estudantes colombianos.