Visita ao sudoeste asiático, TailândiaDepois de um périplo pelo Japão e por Macau, em maio passado, a Universidade do Porto regressou recentemente ao continente asiático com o objetivo de estabelecer novas plataformas de colaboração com instituições do Ensino Superior daquela região do globo. A iniciativa foi um sucesso e saldou-se no lançamento de várias ações de cooperação com universidades e outras instituições da Tailândia, Malásia e Singapura, que permitem à U.Porto vincar a sua estratégia de internacionalização na Ásia.

Liderada pela vice-reitora da Universidade do Porto para as Relações Externas e Cultura, Fátima Marinho, a comitiva da U.Porto iniciou o seu percurso na Tailândia. Do programa de quatro dias  (13 a 16 de novembro) destaca-se o encontro com o Embaixador Francisco Vaz Patto e com a Leitora do Camões I.P. em Banguecoque, Maria Madureira. Pelo meio, houve tempo para um encontro com representantes da Universidade de Thammasat, no qual foram debatidas formas de cooperação nos domínios da Língua Portuguesa e das Engenharias,  e para a participação na 15.ª Conferência da International Association of Universities (IAU), em que Fátima Marinho tomou posse como membro do Conselho de Administração da associação que representa as universidades de todo o mundo junto da UNESCO.

A passagem pela Tailândia ficou ainda marcada pela presença na inauguração de uma exposição sobre cinema português na Universidade de Kasetsart. Na ocasião, alguns alunos tailandeses da disciplina de Português leram Fernando Pessoa, Miguel Torga e Camões.

Depois da Tailândia, a comitiva da U.Porto rumou à Malásia (17 de novembro) e a Singapura (18 de novembro), onde teve oportunidade de visitar algumas universidades e laboratórios locais. Nestas visitas foram discutidas formas de colaboração e detalhes para a assinatura de protocolos nos domínios da mobilidade académica e da cooperação científica e pedagógica em domínios tão variados como a linguística, a arquitetura e urbanismo, a economia e a história.

Visita ao sudoeste asiático, Singapura

Em Singapura, a comitiva da U.Porto encontrou-se com António Teixeira, Secretário de Embaixada de Portugal naquele país. (Foto: DR)

Da passagem por Singapura destaca-se ainda o encontro com António Teixeira, Secretário de Embaixada de Portugal, e Tânia Sá, colaboradora da Embaixada e alumna da U.Porto. Esteve evento serviu também para lançar as bases de cooperação que venham a possibilidade a mobilidade de investigadores com a A*Star (Agency for Science, Technology and Research), entidade governamental responsável pelo financiamento do sistema científico de Singapura, mas também pela produção cientítica de excelência naquele país, que demonstrou grande interesse pela investigação feita na U.Porto e nos seus institutos de interface em áreas como a biologia molecular ou a química.

Ainda em Singapura, a comitiva da U.Porto teve a oportunidade de visitar a Universidade Nacional de Singapura e a Nanyang Tecnhologic of Singapure, duas das mais prestigiadas instituições de ensino superior asiáticas.