Estudantes ICBASAgora já é possível para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, frequentar um curso da Universidade do Porto na Internet, com gestão própria de horários e de forma gratuita. A U.Porto acaba de lançar o seu primeiro MOOC (Massive Online Open Course) na plataforma digital MiríadaX.

Intitulado “As alterações climáticas nos média escolares”, o primeiro MOOC da Universidade do Porto é dedicado às alterações climáticas e à utilização dos média digitais em salas de aula para a aprendizagem do tema. É, por isso, particularmente desenhado para professores do ensino básico e secundário da área das Ciências, para responsáveis pelos média escolares e para todos os interessados nestas temáticas.

O objetivo do curso é dotar aqueles professores de novas ferramentas para que, através dos média escolares, comuniquem mais eficazmente as mudanças que estão a acontecer no clima e as suas principais causas, impactes e possíveis soluções, numa linguagem familiar aos alunos do ensino básico e secundário.

Tendo como público-alvo uma população com trabalho a tempo inteiro e um tema interligado com as novas tecnologias de comunicação, este curso tornou-se no caso ideal para a Universidade do Porto explorar as potencialidades do ensino massivo e global, apoiado em conteúdos audiovisuais de elevada qualidade e permitindo uma gestão individualizada do tempo dedicado ao estudo da temática em questão.

Como nota o vice-reitor da Universidade do Porto para as Tecnologias Educativas, José Martins Ferreira, este primeiro MOOC assinala «a aposta crescente que a Universidade tem feito na modernização dos paradigmas pedagógicos e na oferta de educação informal. Sendo o primeiro MOOC da Universidade do Porto, tem a importância acrescida de poder constituir-se como um exemplo que poderá ser tomado pelos restantes professores da Universidade que estão a desenvolver conteúdos deste género».

O curso encontra-se agora disponível aos 1,4 milhões de utilizadores registados na plataforma MiríadaX, um agregador de MOOC’s das 1242 universidades ibero-americanas que fazem parte da rede Universia. O registo na plataforma e a inscrição no curso são gratuitos e estão já atualmente disponíveis na página do curso da plataforma MiriadaX.

O MOOC “As alterações climáticas nos média escolares” faz parte de um projeto mais amplo, o Clima@EduMedia, e está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC). Beneficia de um apoio de 472.041,22 Euros, cofinanciados a 85%  pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa EEA Grants, e a 15% pelo FPC.