A maioria dos rankings agora divulgados valorizam o trabalho das universidades no domínio da investigação científica. (Foto: U.Porto)

Foram divulgados esta semana os resultados de três dos principais rankings internacionais do ensino superior – o NTU Ranking 2018, o Times Higher Education University Rankings by subject e o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments – e todos eles colocam a Universidade do Porto numa posição destacada entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.

Dos vários rankings agora conhecidos, o destaque vai para o National Taiwan University (NTU) Ranking 2018, no qual a U.Porto surge entre as 100 melhores do mundo nas áreas científicas de Engenharia Civil, Ciências Agrárias, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Elaborado com base no desempenho científico das maiores universidades mundiais no ano de análise e nos 11 anos anteriores, este ranking avalia as instituições tendo em conta a produtividade, o impacto e a excelência da investigação científica produzida.

Numa análise mais detalhada a cada uma das áreas científicas avaliadas no NTU Ranking, encontramos a U.Porto como a 31.ª melhor do Mundo e a 8.ª da Europa em Ciências Agrárias (sobe mais de 20 posições face ao ano passado); a 53.ª melhor universidade do Mundo e a 9.ª melhor da Europa na área de Engenharia Civil; a 67.ª melhor do Mundo e a 22.ª da Europa em Farmacologia e Toxicologia; a 80.ª melhor do Mundo e a 22.ª da Europa em Engenharia Mecânica; e a 83.ª do Mundo e 16.ª da Europa na área da Engenharia Química.

A Universidade do Porto classifica-se ainda no top 300 mundial em seis outras áreas científicas: Ambiente e Ecologia (posição 111), Ciências dos Animais e Plantas (134), Química (172), Engenharia Eletrotécnica (200), Ciências de Computadores (211) e Ciências de Materiais (228).

O Desporto é uma das áreas em destaque nos rankings agora divulgados. (Foto: U.Porto)

Estes resultados são reforçados pelos dados do Times Higher Education University Rankings 2019 by subject, que classifica as melhores universidades por área científica. Das quatro áreas já avaliadas (as restantes sete serão divulgadas até final de novembro), é na Educação que a U.Porto mais se destaca, posicionando-se entre as 125-150 melhores do mundo.

A U.Porto destaca-se igualmente no campo das Ciências Sociais, onde se afirma entre as 301-400 melhores universidades do mundo nas áreas de sociologia, geografia, política e relações internacionais, comunicação e estudos de media. Já no domínio da Gestão e Economia (que abrange as áreas das finanças e estatística), a Universidade posiciona-se entre as 401-500 melhores do mundo.

THE World University Rankings 2019 by subject é elaborado com base em cinco critérios – relações com indústria, internacionalização, qualidade do ensino, volume e reputação da investigação e citações – e surge um mês depois da avaliação global por instituição, que distinguiu a U.Porto como a única portuguesa entre as 500 melhores do mundo.

Finamente, esta semana foram também conhecidos os resultados do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2018, que classifica as melhores universidades na área do desporto. À semelhança dos anos anteriores, a U.Porto – através da Faculdade de Desporto (FADEUP) – surge como a melhor instituição em Portugal e a 34.ª melhor do mundo, entre as 367 escolas analisadas. A avaliação teve por base publicações, citações, citações por publicação, publicações em jornais/revistas de alto impacto e publicações  com colaborações internacionais.