A série de programas foi promovida pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Estreia no dia 11 de fevereiro, às 19h50, na RTP3, o programa televisivo dedicado à inovação e transferência de conhecimento da Universidade do Porto. A série de 13 programas, promovida pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, pretende dar a conhecer histórias que cruzam ensino, investigação e negócios.

Com transmissão semanal aos sábados, sempre às 19h50, os programas integrados na série Tech 3, apresentarão projetos de diferentes áreas do conhecimento, desde o desporto, robótica, arquitetura, conectividade, saúde e ciência, passando também pelo marketing, agricultura, segurança informática, desenvolvimento de produto, animação, produção de conteúdos e design.

Os programas, com duração de 5 minutos cada, levam para o pequeno ecrã exemplos de valorização económica do conhecimento gerado na Universidade, através de histórias de startups que nasceram e se relacionam com o meio académico e de grandes empresas que encontraram nos Centros de Investigação e Desenvolvimento parceiros de inovação para os seus negócios.

O projeto nasceu da intenção de “dar a conhecer a cadeia de valor dentro da Universidade, começando no ensino, passando pela investigação e vertendo todo este conhecimento na criação de novos negócios e valorização económica”, explica Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC.

A série Tech 3 dedicada à U.Porto estará em exibição até meados de Maio. Os episódios, que se iniciam a cada sábado, serão repetidos durante a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira.