Associação reúne escolas líderes no ensino e investigação na área da Informação.

Através da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Letras (FLUP), a Universidade do Porto foi recentemente admitida na iSchools, organização que reúne os líderes mundiais no ensino e investigação na área da Informação. A U.Porto junta-se assim ao leque restrito de cerca de cinquenta membros, entre os quais apenas mais um é português, a Universidade Nova de Lisboa.

A candidatura da Universidade do Porto foi submetida em junho do ano passado, depois de já ter acontecido uma visita preliminar de um dos membros da iSchools, tendo sido comunicada a decisão no início desta semana. Para além da Universidade do Porto, foram admitidos como novos membros o Institute for Media Research (Alemanha), o Department of Computer and Information Science da Strathclyde University (Reino Unido), a School of Information Sciences (Tennessee, Estados Unidos da América) e o Department of Telecommunication, Information Studies, and Media da Michigan State University (também nos EUA) .

A formação em Ciência da Informação é lecionada em parceria pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras, cujas valências complementares nesta área permitiram construir um plano de estudos sólido e atualizado, em que se cruzam saberes tradicionais com aplicações teórico-práticas nas áreas das tecnologias da informação e da comunicação.

A iSchools é uma organização que reúne Universidades e escolas dedicadas ao ensino e investigação na área da informação, agregando, atualmente, cerca de 50 membros, reconhecidos pela qualidade do seu ensino e investigação.