Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo no Ensino

Aula FEP

A qualidade da educação prestada e o prestígio dos professores e investigadores são dois dos principais critérios de avaliação do CWUR (Foto: U.Porto)

A Universidade do Porto é uma 100 instituições de ensino superior a nível mundial com melhor qualidade do Ensino e do corpo docente, de acordo com a edição 2015 do The Center for World University Rankings (CWUR 2015), ranking internacional que avalia as universidades em função da qualidade da educação que é dada aos estudantes, do prestígio dos professores e investigadores e da qualidade da investigação produzida.

Posicionando-se na posição 308 a nível global, a U.Porto destaca-se assim no “top 100” mundial em dois dos principais critérios de avaliação do ranking: a qualidade do Ensino (94.ª classificada) e a qualidade do corpo docente (90.ª classificada). Em ambos os casos foram tidas em conta o número de distinções internacionais atribuídas a antigos estudantes e a professores e investigadores das instituições, respetivamente.

Em relação à edição anterior do CWUR, destaca-se também a subida de mais de 100 lugares (do lugar 427 para o 316) que a U.Porto regista no ranking específico da Empregabilidade dos Alumni, construído em função do número de antigos estudantes que chegam a CEO em multinacionais. A Universidade revela ainda uma tendência de crescimento nos diferentes critérios relacionados com a produção científica (número de artigos científicos publicados em jornais e revistas científicas de topo, fator de impacto das publicações científicas ou o número de patentes intencionais submetidas).

Na comparação com as restantes seis universidades classificadas no CWUR, a U.Porto é a única a conseguir entrar no “top 100” dos diferentes critérios de avaliação. As outras instituições nacionais presentes são a Universidade de Lisboa, que ocupa o 257.º lugar a nível global, seguida das congéneres de Coimbra (507), Aveiro (557), Nova de Lisboa (612), Minho (629) e Algarve (996).

A nível global, o CWUR  2015 é liderado pelas universidades de Harvard, Stanford e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que assim repetem o pódio de 2014. No grupo das 10 melhores do mundo destacam-se oito  instituições norte-americanas e duas do Reino Unido.

O CWUR tem sede na Arábia Saudita e elabora este ranking desde 2012.

O ranking completo pode ser consultado aqui.

• Carlos Gil Ribeiro Martins

Mais um exemplo de um artigo “imparcial” ou melhor dizendo, como com números correctos se oculta o que não interessa. No ranking global a Universidade do Porto aparece na posição 308, abaixo da Universidade de Lisboa (257). Como antigo aluno e docente da UP, tendo feito o doutoramento na UL e agora a leccionar no Reino Unido (Plymouth), compreendo que se promova a Instituição onde trabalhamos ou estudamos, mas há que ter um pouco de ética e na divulgação desta notícia não me parece que isto se tenha verificado, omitindo completamente o facto de a UL surgir em primeiro lugar no ranking das Universidades Portuguesas. Como nota final uma referencia ao facto deste ranking ter surgido um pouco como uma tentativa de promoção das Universidades de língua não inglesa, já que em outros rankings (talvez mais conceituados?) a história é um pouco diferente…