Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo no Ensino

Aula FEP

A qualidade da educação prestada e o prestígio dos professores e investigadores são dois dos principais critérios de avaliação do CWUR (Foto: U.Porto)

A Universidade do Porto é uma 100 instituições de ensino superior a nível mundial com melhor qualidade do Ensino e do corpo docente, de acordo com a edição 2015 do The Center for World University Rankings (CWUR 2015), ranking internacional que avalia as universidades em função da qualidade da educação que é dada aos estudantes, do prestígio dos professores e investigadores e da qualidade da investigação produzida.

Posicionando-se na posição 308 a nível global, a U.Porto destaca-se assim no “top 100” mundial em dois dos principais critérios de avaliação do ranking: a qualidade do Ensino (94.ª classificada) e a qualidade do corpo docente (90.ª classificada). Em ambos os casos foram tidas em conta o número de distinções internacionais atribuídas a antigos estudantes e a professores e investigadores das instituições, respetivamente.

Em relação à edição anterior do CWUR, destaca-se também a subida de mais de 100 lugares (do lugar 427 para o 316) que a U.Porto regista no ranking específico da Empregabilidade dos Alumni, construído em função do número de antigos estudantes que chegam a CEO em multinacionais. A Universidade revela ainda uma tendência de crescimento nos diferentes critérios relacionados com a produção científica (número de artigos científicos publicados em jornais e revistas científicas de topo, fator de impacto das publicações científicas ou o número de patentes intencionais submetidas).

Na comparação com as restantes seis universidades classificadas no CWUR, a U.Porto é a única a conseguir entrar no “top 100” dos diferentes critérios de avaliação. As outras instituições nacionais presentes são a Universidade de Lisboa, que ocupa o 257.º lugar a nível global, seguida das congéneres de Coimbra (507), Aveiro (557), Nova de Lisboa (612), Minho (629) e Algarve (996).

A nível global, o CWUR  2015 é liderado pelas universidades de Harvard, Stanford e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que assim repetem o pódio de 2014. No grupo das 10 melhores do mundo destacam-se oito  instituições norte-americanas e duas do Reino Unido.

O CWUR tem sede na Arábia Saudita e elabora este ranking desde 2012.

O ranking completo pode ser consultado aqui.