A delegação portuguesa foi apresentada no passado dia 18 de julho, no Estádio Universitário de Lisboa. (Foto: FADU)

Nove estudantes e uma professora da Universidade do Porto integram a comitiva que vai representar Portugal nas Universíadas de Verão 2017, a mais importante competição de desporto universitário a nível mundial, que este ano se realiza em  Taipé, Taiwan, de 19 a 30 de agosto.

Chefiada pela atleta olímpica Susana Feitor, a Missão portuguesa é composta por 20 oficiais e 65 estudantes-atletas, que irão competir em 11 modalidades. A Universidade do Porto vai estar representada na Natação, Ginástica Artística, Voleibol e Basquetebol.

Entre os estudantes da U.Porto que vão marcar presença em Taiwan, o destaque vai para a ginasta olímpica Filipa Martins, que na sua primeira participação nas Universíadas – em Gwangju 2015 – conquistou uma medalha de bronze para Portugal. Para além da estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), que contará com o apoio da treinadora Cristina Gomes, professora da FADEUP, a equipa de Ginástica Artística conta ainda com Diogo Romero, estudante da Faculdade de Arquitectura (FAUP) que regressa às Universíadas seis anos depois da estreia em Shenzhen (China).

Filipa Martins é uma das “estrelas” da comitiva, depois da medalha de bronze conquistada nas Universíadas de 2015. (Foto: DR)

Nas restantes modalidades, o destaque vai para o Voleibol e no Basquetebol, modalidades onde a U.Porto estará representada por três atletas. E se Afonso Guerreiro (FEUP), José Neves e José Gomes (FEP) vão procurar ser pilares na equipa de Voleibol masculino, já Joana Cortinhas (FEUP), Isabel Costa (FEUP) e Sofia Pinheiro prometem também lutar por um lugar no “5” da equipa de Basquetebol feminino.

Assinale-se, por fim, a inclusão de Ana Catarina Monteiro na equipa de Natação. Figura principal nas equipas de Natação da U.Porto que competem nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), a estudante de Bioengenharia conquistou este ano três títulos nacionais universitários em 100m Mariposa, 200m estilos e nos 4×50 livres. Em 2012, foi distinguida com o prémio de Atleta Revelação na Gala do Desporto da U.Porto.

Conhecidas como as Olimpíadas das universidades, as Universíadas de Verão são um evento organizado pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que se realiza de dois em dois anos e conta com a participação de mais de 9000 estudantes universitários de todo o mundo.

A missão portuguesa foi apresentada numa cerimónia organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), esta terça-feira, 18 de julho, no Estádio Universitário de Lisboa, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.