André Pereira é o único atleta da Delegação de Remo e é campeão nacional universitário pela U.Porto.

Campeão nacional universitário de Remo pela U.Porto, André Pereira vai agora representar Portugal nas Universíadas.

Oito estudantes e um técnico da Universidade do Porto integram a comitiva que vai representar Portugal nas Universíadas de Verão 2015, que se realizam em Gwangju, Coreia do Sul, de 3 a 14 de julho.

A Universidade do Porto estará representada no Andebol, Ginástica, Remo e Ténis de Mesa, naquela que é a “a competição mais importante de desporto universitário ao nível mundial, com uma exigência e organização comparável aos Jogos Olímpicos”, realça Fernando Remião, Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto.

As Universíadas de Verão 2015 vão reunir cerca de 9 mil estudantes-atletas de cerca de 170 países. “É um grande orgulho para a Universidade do Porto poder estar representada nesta competição. Desejo-lhes, obviamente, felicidades e momentos memoráveis para a sua história pessoal e para a da U.Porto”, afirma o pró-reitor.

Pedro Seabra (Foto: DR)

Pedro Seabra Marques é um dos quatro “mosqueteiros” da U.Porto que integram a seleção de andebol masculino. (Foto: DR)

Na seleção de Andebol masculino, os estudantes Alfredo Quintana, da Faculdade de Desporto (FADEUP), Carlos Santos, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Manuel Eduardo Borges,  da Faculdade de Engenharia (FEUP), e Pedro Seabra Marques, da Faculdade de Medicina (FMUP), fazem parte do leque dos dezasseis escolhidos pelo selecionador nacional Rolando Freitas.

André Pereira, estudante da FMUP, será o único atleta da delegação portuguesa de Remo, comandada pelo treinador da Universidade do Porto, Ricardo Cardoso. No Ténis de Mesa, os dois atletas escolhidos para representar o país são João Geraldo e João Costa, ambos estudantes da FEUP.

Ana Filipa Martins, estudante da FADEUP, será a representante da U.Porto na seleção nacional de Ginástica Artística.

No total, a missão portuguesa, chefiada pela presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Filipa Godinho, é composta por 45 atletas, 12 treinadores, que vão competir em dez modalidades: Andebol, Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco. A apresentação oficial da Delegação Portuguesa vai ter lugar no próximo dia 18 de junho, no Salão Nobre do Palácio das Laranjeiras do Ministério de Educação e Ciência.