A equipa de Rugby 7s feminino alcançou o 2.º lugar, apenas com uma derrota frente à AAC.

As equipas de Andebol feminino, Hóquei em Patins masculino, Rugby 7s feminino e masculino alcançaram o título de vice-campeãs nacionais universitárias nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) disputadas de 24 a 28 de Abril em Coimbra. A AEFEP fez história ao sagrar-se campeã nacional universitária em Futsal masculino e a AEFADEUP perdeu a final de Basquetebol masculino por 1 triplo. A equipa de Ginástica da U.Porto conquistou 16 medalhas. Este é o balanço da primeira semana das Fases Finais dos CNU’s.

A U.Porto iniciou a sua participação nas Fases Finais dos CNU’s com a equipa de Rugby 7s  masculino, que apesar de não ter entrado muito bem na competição, ao perder frente à Associação de Estudantes da Universidade Católica de Lisboa por 17-19, e frente à Associação Académica de Coimbra (AAC) por 26-7, saiu vencedora dos últimos três jogos do campeonato frente à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), à Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) e à Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). Desta forma, a U.Porto alcançou o segundo lugar do pódio neste CNU de Rugby 7s masculino.

A equipa feminina de Rugby 7s dominou o Campeonato até ao último jogo. A U.Porto derrotou a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a AAUE. No entanto, no último jogo do Campeonato, foi mais forte a equipa da casa, a AAC. A equipa feminina da U.Porto foi assim vice-campeã nacional universitária.

As equipas de Andebol feminino e Hóquei em Patins masculino da U.Porto entraram em competição com o pé direito, passando a fase de grupos sem derrotas. Nas meias-finais, ambas saíram com largas vitórias. A equipa de Hóquei em Patins derrotou o Politécnico do Porto por 6-1, e a equipa de Andebol feminino venceu a U.Lisboa por 37-14.

Hóquei em Patins masculino perdeu a final frente à AAC.

As finais de ambas as modalidades foram bastante competitivas, demonstrando o bom nível do desporto universitário. No Hóquei em patins a U.Porto saiu do intervalo empatada a 2 golos, no entanto, a AAC foi mais eficaz concretizando mais 2 golos. O apitou final soou dando a vitória a AAC por 4-2. No Andebol feminino repetiu-se a final do ano transato, mas desta vez o vencedor foi outro. A U.Porto reencontrou a AAUAv na final do CNU, num jogo disputado até ao último minuto, as aveirenses levaram a melhor a vencerem por 23-21. A U.Porto sagrou-se assim vice-campeã nacional universitária.

Ao longo desta semana, as Associações de Estudantes da U.Porto estiveram em competição e com excelentes resultados. O grande destaque vai para a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia que alcançou um feito inédito ao sagrar-se campeã nacional universitária de Futsal masculino. As apostas estavam todas do lado do outro finalista, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, mas os economistas e gestores do Porto foram imbatíveis, vencendo por 5-3 a final.

A Associação de Estudantes da FADEUP fez também um excelente campeonato, perdendo a final frente à AAUAv, com um lançamento triplo nos segundos finais que ditou a vitória aos aveirenses por 75-72.

As representações universitárias em Coimbra terminaram para as equipas da U.Porto no dia 29 de Abril com o CNU de Ginástica. Os estudantes da U.Porto alcançaram três medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze. Destaque para as estudantes Inês Mimoso (1.º lugar Saltos, 2.º lugar Solo, 3.º lugar All Around), Bárbara Azevedo (1.º lugar Paralelas e Trave, 2.º lugar All Around e Saltos, 3.º lugar Solo), Maria Castelo Branco (3.º lugar Paralelas) e Filipa Campos (3º lugar Trave). No masculino, Joel Rei dominou quase todas as provas do campeonato (2.º lugar em Solo, Paralelas, Barra Fixa, 3.º lugar All Around e Argolas) e destaque também para Bruno Costa (3.º lugar Salto Cavalo).

Uma semana intensa e emotiva para os atletas estudantes da Universidade do Porto que representaram a instituição ao longo de uma semana nos CNU’s de Coimbra 2017. Esta semana continuam em prova algumas Associações de Estudantes da U.Porto: a AEFADEUP vais disputar os CNU’s de Andebol masculino, Basquetebol feminino, Futsal feminino e Voleibol feminino e masculino; a AEFEUP disputa o Basquetebol feminino, Futebol 11 Masculino, Futsal feminino e Voleibol feminino e masculino; a AEFEP disputa ainda o Voleibol feminino.