U.Porto é líder no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

A Universidade do Porto é a instituição de ensino superior portuguesa com maior presença nas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. O reforço da estratégia de comunicação e posicionamento online da marca U.Porto está na base desta posição de liderança, evidente nos mais de 120.880 fãs no Facebook, 16.779 seguidores no Instagram53.425 seguidores no LinkedIn e 73 mil no Twitter.

A U.Porto foi a primeira universidade portuguesa a lançar a sua página oficial no Facebook, em março de 2009. Desde então, tem-se evidenciado uma tendência de crescimento, com uma média de 400 novos fãs por semana. Entre as principais geografias dos seguidores da página, destacam-se não só Portugal, como também o Brasil (mais de 20 mil fãs), Angola, Reino Unido, Argélia, Estados Unidos, Austrália, Tunísia e Índia. A par da divulgação e promoção dos temas ligados às demais áreas da Universidade do Porto, a página oficial de Facebook presta também apoio a todo o tipo de contactos que chegam via mensagem, seja no esclarecimento de dúvidas de acesso ao ensino superior, candidaturas a bolsas de Erasmus ou intercâmbio.

Também no Instagram e no Twitter, a U.Porto foi a primeira instituição de ensino portuguesa a criar conta oficial. Com uma liderança de mais de 16.500 seguidores, o Instagram da U.Porto posiciona-se no top 75 mundial de instituições de ensino com maior presença naquela rede social, de acordo com o ranking da  Iconosquare. Entre as publicações e os “Instagram Stories”, o Instagram da U.Porto mostra a vida universitária e o dia-a-dia da comunidade académica da Universidade, numa segmentação de conteúdos, destinados aos utilizadores que mais seguem a conta oficial (entre os 18 e os 24). Em média, conquista 100 novos seguidores por semana.

Presente no Twitter desde fevereiro de 2009, a página oficial da U.Porto é líder nacional, com um número de seguidores seis vezes superior à instituição de ensino que se segue (Universidade de Aveiro). A par de Portugal, é de destacar o número de utilizadores dos países lusófonos, correspondente a 10 por cento do total de seguidores.

No LinkedIn, a rede social profissional por excelência, a U.Porto está na linha da frente com um crescimento na ordem dos 41 por cento, no número total de seguidores da página. Só no último mês, mais de 2.500 utilizadores começaram a seguir a página oficial da Universidade do Porto. A U.Porto conta com um significativo número de seguidores com um nível de experiência profissional júnior e sénior, de setores que vão desde o ensino superior, a tecnologias de informação e saúde. Com publicações diárias, a U.Porto marca presença no LinkedIn com conteúdos segmentados, que dão conta quer de oportunidades profissionais, quer de projetos de inovação e investigação desenvolvidos na Universidade. Soma-se a esta conquista, a liderança da U.Porto no campo dos antigos estudantes, ao possuir o maior grupo alumni no LinkedIn (com um total de 7.404 participantes).

A presença da U.Porto nas redes sociais é ainda reforçada pelas páginas oficiais das faculdades e outros organismos que operam na órbita da Universidade.