Os projetos de voluntariado nascidos no seio da U.Porto irão estar em destaque na Feira do Voluntariado.

A Universidade do Porto organiza, nos próximos dias 23 e 24 de abril, o Dia do Voluntário, oferecendo a toda a comunidade um conjunto de iniciativas dedicadas a essa temática.

A quarta edição do certame vai contar com várias conferências que propõem uma abordagem inovadora ao voluntariado, ligando-o ao empreendedorismo e às políticas sociais. Nos dois dias do evento decorrerá também a Feira de Voluntariado, com o objetivo de dar a conhecer projetos de voluntariado da Universidade e de outras instituições, organizados em stands, de forma a incentivar os visitantes a integrarem esses projetos.

O programa das conferências deste ano (que pode ser consultado no sítio oficial do evento) destaca as ideias inovadoras e o empreendedorismo social, com a apresentação do Concurso de Ideias de Negócios Sociais: StartUp Buzz. Haverá também um espaço especial para o voluntariado universitário, com a apresentação de iniciativas como a “Mão Académica”, “Caso Solidário” ou os diferentes projetos que povoam o ecosistema de voluntariado da Universidade do Porto.

Para além das conferências, haverá também lugar à exibição do documentário “Quem se Importa?“, da autoria de Mara Mourão e com a narração de Rodrigo Santoro, vencedor do prémio de melhor documentário no DocMiami International Film Festival e recomendado pela UNESCO, que mostra os casos de 18 empreendedores sociais, que com os seus projetos inovadores mudaram a vida de milhões de pessoas. Do programa, destaca-se ainda um debate sobre as políticas sociais e educativas para o concelho do Porto, a realizar-se às 15 horas do dia 24 de abril.

Outra das novidades desta quarta edição será a atribuição, pela primeira vez, do Prémio “Dia do Voluntário”, criado no sentido de reconhecer os projetos de voluntariado dinamizados no seio da comunidade U.Porto.

As inscrições para o evento estão a decorrer, os interessados podem inscrever-se para assistir às conferências até ao dia do evento aqui. Em relação à Feira de Voluntariado, a inscrição pode ser feita através do preenchimento do respetivo formulário.

Todas as novidades sobre o “Dia do Voluntário U. Porto ’13” podem ser acompanhadas na página de facebook da iniciativa.