André Sousa sagrou-se campeão nacional universitário na prova de Rápidas do CNU de Xadrez. (Foto: DR)

A equipa de Xadrez da Universidade do Porto conquistou uma medalha de ouro e três de prata no Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, vertentes Rápidas e Semirrápidas, que se disputou nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Aveiro.

Na prova de Rápidas, André Sousa, conquistou o título de campeão nacional universitário, superando os restantes 28 estudantes atletas participantes. No feminino, Rita Santos alcançou a medalha de prata, atrás de Mariana Silva, da Associação Académica da Universidade do Minho.

Já na prova de Semirrápidas, André Sousa e Rita Santos voltaram a subir ao pódio, desta vez para receberem a medalha de prata. No setor masculino, a medalha de ouro foi arrecadada por Hugo Ferreira (Instituto Politécnico do Tomar), enquanto que Mariana Silva (AAUM) repetiu a vitória na competição feminina

Orientada por Vitorino Dias Ferreira, a delegação da U.Porto contou ainda com as participações de Bruno Ribeiro (7.º lugar em Semirrápidas e 10.º lugar em Rápidas), Ricardo Marques (8.º em Semirrápidas e Rápidas), Guilherme Martins (11.º em Rápidas), Marcelo Carreira (13.º em Semirrápidas e 12.º em Rápidas), Aaditya Salgarkar (16.º lugar em Semirrápidas e 18.º em Rápidas) e Francisco Parente (22.º em Semirrápidas e 23.º em Rápidas).