Augusto Santos Silva vai ser o orador convidado da Sessão Solene do Dia da Universidade 2018. (Foto: U.Porto)

A Universidade do Porto celebra no próximo dia 22 de março, o seu 107.º aniversário e, como é habitual, vai estender a “festa” ao resto da população através de um programa de atividades culturais e desportivas que vão levar as comemorações até às ruas e outros espaços da cidade.

O ponto alto do Dia da Universidade 2018 será a sessão solene que, durante a tarde, vai reunir no Salão Nobre da Reitoria os líderes das principais instituições da cidade e região e dos órgãos de governo da Universidade do Porto. Ocasião para recordar a história da Universidade e para antecipar o futuro da instituição, a cerimónia contará com a participação de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo estudante e professor da U.Porto, que vai discursar na qualidade de orador convidado.

Marcante será também a intervenção de Artur Santos Silva, ex-presidente dos Conselhos de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Banco BPI, que falará pela primeira vez no Dia da Universidade, como Presidente do Conselho Geral da U.Porto. Para o final está reservado o discurso do ReitorSebastião Feyo de Azevedo, que fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

O Dia da Universidade é também o momento de reconhecer e premiar o mérito de estudantes, professores e investigadores que se distinguiram ao serviço da U.Porto durante o último ano. Entre as distinções a atribuir destaca-se a primeira edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica, destinado ao(s) melhor(es) projeto(s) de investigação científica desenvolvido (s) por investigadores e docentes da Universidade. Pelo meio serão entregues os prémios de Excelência Pedagógica, ao professor com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano; Cidadania Ativa, aos estudantes que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania; e Incentivo, para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade; e terá lugar a proclamação dos novos Professores Eméritos da U.Porto.

Música e desporto integram “programa de festas”

Comemorações encerram na noite de 3 de abril com um concerto no Teatro Rivoli, pela Orquestra Clássica da FEUP (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Mas a festa dos 107 anos da Universidade do Porto não se resume à sessão solene na Reitoria. Uma vez terminada a cerimónia, toda a população está convidada a juntar-se numa Corrida / Caminhada pelas ruas do Porto a partir dos diferentes polos da U.Porto, e com destino à “casa-mãe” da Universidade. A inscrição é gratuita, mediante a entrega de um bem solidário, e inclui a oferta da t-shirt UPRunning.

As comemorações encerram oficialmente na noite de 3 de abril, às 21h30, com o já tradicional Concerto de Tributo à cidade e à Região no Teatro Rivoli (Grande Auditório Manoel de Oliveira). Sob direção artística do maestro José Eduardo Gomes, a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) vai interpretar, perante uma sala já esgotada, um conjunto de obras de F. Loreto, E. Morricone, E. Elgar, J. Sibelius e Joly Braga Santos.

A Universidade do Porto foi formalmente constituída como tal a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República. Contudo, as suas raízes remontam a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou nas instalações do então Colégio dos Meninos Órfãos, no local onde agora se situa a Reitoria da U.Porto.