Marcelo Rebelo de Sousa, fará o discurso de encerramento da cerimónia do 108.º aniversário da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

(notícia atualizada)

A Universidade do Porto comemora, no próximo dia 22 de marçoo seu 108.º aniversário. As celebrações começam já no dia 20 de março, mas é para a sexta-feira, dia de aniversário da instituição, que está reservado o ponto alto dos festejos, com a realização da Sessão Solene do Dia da Universidade, que será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia, que vai decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, arrancará com o tradicional Cortejo Académico, protagonizado pelos professores doutorados da Universidade (ver programa completo). Já no interior da sala, haverá espaço para as intervenções do Presidente do Conselho Geral da U.Porto, Artur Santos Silva, do Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, Miguel Cadilhe, bem como de representantes dos estudantes e dos funcionários da U.Porto.

Margarida Cantarelli, Presidente da Academia Pernambucana de Letras, é a oradora convidada do Dia da Universidade 2019. Isto numa altura em que está a ser ultimada a instalação da Casa de Pernambuco no Porto, transformada em “Casa das Culturas de Língua Portuguesa”, numa parceria entre a cidade do Porto e a Prefeitura de Pernambuco, levada a cabo pelas universidades do Porto, Estadual de Pernambuco e Federal de Pernambuco.

A Sessão Solene do Dia da Universidade inicia com o Cortejo Académico, protagonizado pelos professores doutorados da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Para o final da sessão está ainda previsto o discurso do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, naquela que será a sua primeira intervenção no Dia da Universidade à frente da instituição. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará o discurso de encerramento da cerimónia do 108.º aniversário da U.Porto.

A sessão solene do Dia da Universidade será também o momento para reconhecer publicamente o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram ao serviço da instituição durante o último ano. É nesse grupo que se incluem os quatro professores que serão distinguidos com o Prémio de Excelência Pedagógica (destinado aos docentes com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano) e o Prémio de Excelência na Investigação Científica (que distingue o percurso científico de um investigador ou docente da Universidade).

Este ano, 26 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

A U.Porto vai também prestar homenagem aos professores jubilados ou reformados que se destacaram por altos serviços à instituição e que, por isso, vão continuar a colaborar com a Universidade. Em 2019, acedem ao grupo restrito de Professores Eméritos os docentes Carlinda Leite, Gabrielle Poeschl e José Alberto Correia, da (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação FPCEUP), António Fiuza, Luis Ferreira de Melo, Sebastião Feyo de Azevedo e Vítor Abrantes Almeida, da Faculdade de Engenharia (FEUP), Carlos José Gomes Pimenta e Pavel Brazdil, da Faculdade de Economia (FEP), e José Amarante, da Faculdade de Medicina (FMUP).

A Sessão Solene do Dia da Universidade será transmitida em direto e na íntegra no canal de YouTube da U.Porto.

Celebrar pelas ruas do Porto

As comemorações do 108.º aniversário da U.Porto começam, contudo, já no próximo dia 20 de março. Como vem sendo hábito, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) convida a comunidade académica a comemorar a efeméride percorrendo as ruas do Porto a correr, a caminhar e, agora, também a pedalar. Este percurso, planeado a pensar na promoção um estilo de vida ativo e saudável, terá dois pontos de partida diferentes e culminará na “casa-mãe” da instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até às 16h00 do dia 19 de março ,no site do CDUP.

No dia seguinte, 21 de março, as celebrações prosseguem no Teatro Rivoli com o também já tradicional concerto da Orquestra Clássica da FEUP que, sob direção artística do maestro José Eduardo Gomes, interpretará obras de Beethoven, Handel, Grieg, Lehár e Tchaikovsky. Os bilhetes para o concerto já se encontram esgotados..