As peças de cerâmica contemporânea patentes na exposição "Encontro com História" são da autoria de António Vasconcelos Lapa.

As oficinas no Jardim Botânico do Porto vão prolongar-se entre 21 e 30 de dezembro. (Foto: Egídios Santos/U.Porto).

Com a chegada do Natal, época familiar e tipicamente doce, a Universidade do Porto, através da Unidade de Cultura e do Jardim Botânico do Porto, propõe um programa alargado de oficinas destinadas a crianças e jovens e focadas nas temáticas natalícias.

As atividades preparadas pela Unidade de Cultura decorrem nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30, nos espaços da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira). Estas oficinas permitirão aos participantes (crianças e jovens entre os 6 e os 10 anos) aprender tudo sobre relógios, criar cartões de natal pop-up, construir diferentes decorações para a árvore de natal, ser “cientista do natal” por uma tarde, visitar o Museu das Marionetas e viajar até ao universo dos elfos, fadas e duendes (consultar programa completo).

A participação nos três dias de oficina tem o custo base de 30 euros e cada módulo poderá ser adquirido individualmente por 6 euros (com direito a 10% de desconto para membros da U.Porto). O preço base inclui os lanches da manhã e da tarde (sem almoço). Os interessados podem inscrever-se aqui.

Já no Jardim Botânico do Porto, as atividades prolongam-se entre 21 a 30 de dezembro e propõem uma nova perspectiva sobre o Natal, com a ajuda das ciências e das  belas artes. Em pleno “pulmão verde” da Universidade, os participantes (crianças e jovens dos 6 aos 12 anos) vão poder “semear” postais de natal com uma técnica que envolve reciclagem e sementes. Pelo caminho, vão colher umas alfaces, descobrir um “jardim suspenso” e aprender como é que as plantas se multiplicam, com a ajuda da Biotecnologia.

O custo diário da inscrição é de 18 euros, ou 84 euros para os seis dias de atividade (21 a 23 e 28 a 30 de dezembro), valor que inclui o almoço, t-shirt, seguro e todos os materiais. As atividades decorrem das 9h00 às 18h00 na Casa Andresen do Jardim Botânico do Porto.

Mais informações e inscrições online aqui (secção atividades).