Universidade do Porto celebra o Natal com os mais novos

As peças de cerâmica contemporânea patentes na exposição "Encontro com História" são da autoria de António Vasconcelos Lapa.

As oficinas no Jardim Botânico do Porto vão prolongar-se entre 21 e 30 de dezembro. (Foto: Egídios Santos/U.Porto).

Com a chegada do Natal, época familiar e tipicamente doce, a Universidade do Porto, através da Unidade de Cultura e do Jardim Botânico do Porto, propõe um programa alargado de oficinas destinadas a crianças e jovens e focadas nas temáticas natalícias.

As atividades preparadas pela Unidade de Cultura decorrem nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30, nos espaços da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira). Estas oficinas permitirão aos participantes (crianças e jovens entre os 6 e os 10 anos) aprender tudo sobre relógios, criar cartões de natal pop-up, construir diferentes decorações para a árvore de natal, ser “cientista do natal” por uma tarde, visitar o Museu das Marionetas e viajar até ao universo dos elfos, fadas e duendes (consultar programa completo).

A participação nos três dias de oficina tem o custo base de 30 euros e cada módulo poderá ser adquirido individualmente por 6 euros (com direito a 10% de desconto para membros da U.Porto). O preço base inclui os lanches da manhã e da tarde (sem almoço). Os interessados podem inscrever-se aqui.

Já no Jardim Botânico do Porto, as atividades prolongam-se entre 21 a 30 de dezembro e propõem uma nova perspectiva sobre o Natal, com a ajuda das ciências e das  belas artes. Em pleno “pulmão verde” da Universidade, os participantes (crianças e jovens dos 6 aos 12 anos) vão poder “semear” postais de natal com uma técnica que envolve reciclagem e sementes. Pelo caminho, vão colher umas alfaces, descobrir um “jardim suspenso” e aprender como é que as plantas se multiplicam, com a ajuda da Biotecnologia.

O custo diário da inscrição é de 18 euros, ou 84 euros para os seis dias de atividade (21 a 23 e 28 a 30 de dezembro), valor que inclui o almoço, t-shirt, seguro e todos os materiais. As atividades decorrem das 9h00 às 18h00 na Casa Andresen do Jardim Botânico do Porto.

Mais informações e inscrições online aqui (secção atividades).