Darwin “regressa” ao Jardim Botânico depois de ter protagonizado, na Casa Andresen, a exposição inaugural do Centenário da U.Porto.

O Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre, 1191), em parceria com a Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE), vai assinalar esta terça-feira, 12 de fevereiro, o 204.º aniversário de Charles Darwin, com um conjunto de atividades destinadas a todos os públicos.

Menos de dois anos depois de ter “estado” na Casa Andresen como protagonista da exposição inaugural do Centenário da U.Porto, o “pai do evolucionismo” regressa assim ao Jardim Botânico. A decorrer das 14h30 às 17h, a iniciativa inclui várias visitas guiadas aos “Jardins da Evolução”, onde os participantes vão poder conhecer os segredos da origem e evolução plantas com a ajuda das espécies que habitam no Jardim Botânico.

A tarde será ainda marcada pela realização de atividades e jogos (“Jogos da Evolução”) que permitirão compreender o efeito da seleção natural e da deriva genética nas populações. Para isso,  o público será convidado a representar o papel de predador ou de engenheiro civil e perceber de que forma se processa a evolução e que implicações estes processos têm no nosso quotidiano.

As duas atividades – de participação livre e gratuita –  inserem-se na “festa” dedicada ao aniversário de Darwin que o Núcleo de Educação e Divulgação da Evolução da NEDE-APBE vai promover em todo o país, com o apoio do  Jardim Botânico do Porto (Museu de História Natural da Universidade do Porto), do CIBIO/InBIO, Laboratório Associado e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa.  Em todas elas se procurará permitir dar a conhecer o tema da evolução de uma forma lúdica e divertida.