Estudantes Brasileiros U.PortoA Vice-Reitora da Universidade do Porto com o pelouro das Relações Internacionais, Maria de Fátima  Marinho, vai estar nos próximos dias no Brasil para liderar um conjunto de sessões de apresentação da  Universidade especialmente destinadas aos estudantes brasileiros, mas também a professores, diretores, pais e encarregados de educação.

Realizado em colaboração com a Embaixada de Portugal, o Consulado Geral do Rio de Janeiro e o Consulado Geral de São Paulo, o programa de visitas inclui três sessões a decorrer nas três principais cidades brasileiras.

O périplo tem início na segunda-feira, 26 de setembro, pelas 10h00 (hora local), no Consulado  Português no Rio de Janeiro. Dia 27, terça-feira, à mesma hora, o palco será a Embaixada  de Portugal em Brasília. A última sessão está marcada para quarta-feira, 28 de setembro, pelas 15h00,  no Consulado Português em São Paulo. As sessões têm entrada livre e são abertas a todos os interessados.

Para a U.Porto, trata-se de mais um passo na estratégia delineada no sentido de promover a captação de estudantes brasileiros, grupo que tem conhecido um forte crescimento no seio da comunidade académica nos últimos anos. Só entre os anos letivos de 2010/2011 a 2014/2015, a Universidade do Porto recebeu 5.390, dos quais 3.475 no âmbito de programas de mobilidade, 1.857 para realizar cursos de grau completo e 58 para formações livres.

Recorde-se que a Universidade do Porto formalizou no passado dia 9 de março um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Brasil, que vai permitir a utilização dos resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – o equivalente ao ensino secundário português – para fins de seleção de brasileiros candidatos aos cursos de licenciatura e mestrado integrado (1.º ciclo) da U.Porto.

Entre as medidas que facilitam o acesso dos estudantes brasileiros enquadra-se ainda a redução de até 50% na propina paga pelos estudantes provenientes da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que ingressam na U.Porto através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais. Em 2016/2017, o valor da propina anual para estudantes com Estatuto de Estudante Internacional (EEI) que frequentam os cursos de 1º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto em tempo integral varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros.