São cada vez mais os investigadores e instituições que se dedicam à divulgação da Ciência, através da organização de atividades para os mais novos ou da difusão dos seus projetos de investigação.

Nos dias 3 e 4 de junho, cerca de 200 cientistas e comunicadores de ciência nacionais e estrangeiros vão reunir-se na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) para participar no SciCom 2014, o congresso anual português de Comunicação de Ciência.

Conscientes da necessidade de aumentar a cultura científica da sociedade, vários investigadores e instituições científicas têm dedicado parte do seu trabalho à divulgação e comunicação da Ciência, através da organização de atividades científicas para os mais novos ou da difusão dos resultados dos seus projetos de investigação nos meios de comunicação social.

O SciCom é a oportunidade de cientistas, divulgadores de Ciência e jornalistas apresentarem casos de sucesso e debaterem as melhores estratégias para aumentar a compreensão pública da Ciência, sendo que este ano o congresso irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa.

A abertura do congresso, agendada para as 9h15 do dia 3 de junho, estará a cargo do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, e da presidente da Agência Ciência Viva, Rosália Vargas.

Logo de seguida, às 9h30, Bruce Lewestein, professor da universidade norte-americana de Cornell e um reconhecido especialista em comunicação de Ciência e Tecnologia, dará a primeira das três sessões plenárias do congresso, dedicada ao tema “Science Communication: Deficits, Dialogues and Deniers” e que contará com a moderação do jornalista José Vítor Malheiros.

Após um dia preenchido por apresentações orais e em pósteres de alguns dos mais bem-sucedidos projetos de comunicação de Ciência em Portugal, a segunda sessão plenária do SciCom estará a cargo de Alexandre Quintanilha, um dos mais destacados cientistas nacionais e, até recentemente, diretor do Laboratório Associado IBMC.INEB.

A terceira e última sessão plenária do congresso irá realizar-se às 14 horas de 4 de junho, e estará a cargo de Morgan Meyer, professor da Université Paris-Est Marne-la-Vallée, sob o tema “Knowledge Brokering: the art of intermediation”.

O programa completo do SciCom 2014 pode ser consultado aqui.