Júlia Côrte-Real sagrou-se campeã nacional universitária de Tiro com Arco na categoria Compound. (Foto CDUP-UP)

Os estudantes da Universidade do Porto brilharam a grande altura na edição 2015/2016 dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Tiro com Arco Indoor e Duatlo. Para além do título coletivo no Duatlo, o grande destaque vai para o desempenho de Júlia Côrte-Real e Pedro Palma, os novos campeões nacionais universitários em Tiro com Arco e Duatlo, respetivamente.

CNU de Tiro com Arco Indoor realizou-se a 6 de fevereiro no Estádio Universitário de Lisboa e contou com a participação de  quatro estudantes das Faculdades de Engenharia, Ciências e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Para além da medalha de ouro de Júlia Côrte-Real na categoria Compound, nota também para o bronze de Nuno Paulino em Recurvo. Também no Recurvo, Jorge Ferreira alcançou o 4.º lugar enquanto Abel Macedo foi o oitavo classificado.

Satisfeito com o desempenho da sua equipa, o treinador Rodolfo Matos destacou o “brilharete” de Júlia Côrte-Real, “a menina do grupo” que conquistou o título nacional apesar de se ter estreado a atirar com um compound de iniciação menos de um mês antes da competição. “Este arco é do mais básico que se pode ter: não permite ter estabilização, e a mira é um pequeno parafuso.  Acontece que quando chegou à prova, as condições de iluminação fizeram com que não conseguisse usar a mira do arco! Ela teve de fazer toda a prova em tiro instintivo, como se faz com o tiro com arco tradicional, qual Robin Hood de saias! Não podíamos estar mais orgulhosos dela”, afirma Rodolfo Matos.

Na hora do balanço, o treinador da U.Porto não esqueceu a performance dos restantes atletas da delegação. “O Nuno [Paulino], tendo ultrapassado um mau momento de forma, conseguiu obter o bronze para a U.Porto. Podia ter feito mais, talvez. Este género de provas é antes de mais um teste aos nervos. É essencialmente 99% mental, e ganha quem consegue acalmar mais os nervos. O Jorge [Ferreira] merecia mais. Por todo o esforço, pelos treinos cinco dias por semana que tem feito. Está quase lá”.

CNU Duatlo 2016

A equipa de Duatlo da U.Porto arrecadou o troféu coletivo. (Foto: CDUP-UP)

Quem “esteve lá” foi a equipa da U.Porto que participou no primeiro CNU de Duatlo, que decorreu no dia 30 de janeiro, em Rio Maior. Constituída por cinco atletas das faculdades de Farmácia, Medicina e Engenharia, a seleção orientada por Miguel Medeiros conquistou o título coletivo, resultado para o qual contribuíram as medalhas de ouro e bronze conquistadas por Pedro Palma e Gil Maia, respetivamente.

A U.Porto volta à ação já na próxima semana com a participação de cerca de 40 atletas nos CNU’s de Badminton (Aveiro, 15 e 16 fevereiro), Ténis de Mesa (Algarve, 17 Fevereiro), Ténis equipas (Maia, 16 a 19 fevereiro), Escalada Boulder (Porto, 20 Fevereiro). Os CNU’s de Ténis equipas e Escalada Boulder são organizados pela Universidade do Porto.