Universidade do Porto à conquista do Oriente

estudante_chinesa

O número de estudantes chineses a estudar no estrangeiro tem aumentado progressivamente nos últimos anos. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto está a caminho da China onde, ao longo dos próximos dias, marcará presença em duas importantes feiras internacionais destinadas aos estudantes daquela região do globo: a China Education Expo 2016 e a Higher Education and Careers Exposition 2016.

A 16.ª edição da China Education Expo 2016 decorre de 20 a 30 de outubro e vai passar por Pequim, capital da República Popular da China, mas também pelas cidades de Chengdu, Guangzhou e Shanghai, abrangendo um total de 600 escolas e de 50 mil alunos.

A China Education Expo é uma plataforma internacional de excelência que permite estabelecer o contacto direto com o público estudantil chinês, a apresentação dos programas educativos e eventual recrutamento. Em 2015, contou com a presença de cerca de 20 países e, em média, 68% dos visitantes de Beijing e Shanghai encontravam-se preparados para estudar no estrangeiro no prazo de um a dois anos.

Já a Higher Education and Careers Exposition vai decorrer de 28 a 30 de outubro, no Macau Baptist College, em Macau, e contará com a presença da Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura, Maria de Fátima Marinho.

O número de estudantes chineses a estudar no estrangeiro tem aumentado progressivamente: de 413,900 em 2013 para 459,800 em 2014, atingindo um índice de crescimento de 11%.  Estima-se que em 2015 este número tenha chegado aos 510,000. A Universidade do Porto recebeu, desde 2004, 192 estudantes de nacionalidade chinesa inscritos em cursos conferentes de grau.

Para além da Universidade do Porto, estas feiras internacionais contarão com a presença de representantes de outras universidades portuguesas.

Mais informações aqui.