Noite Europeia dos Investigadores

Os alunos do ensino básico e secundário são o público preferencial das atividades organizadas pela U.Porto. (Foto: U.Porto)

Descobrir o cérebro humano por dentro, conhecer o “ciclo” de vida dos medicamentos, ou vestir a pele de um “geólogo detetive”. Estas são apenas algumas das possibilidades que as faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto vão abrir à comunidade de 23 a 29 de novembro, no âmbito de mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia (SCT), uma iniciativa do Programa Ciência Viva que tem por objetivo mostrar a Ciência que se produz em Portugal.

Entre palestras, experiências científicas, visitas e conferências, são muitos e variados os eventos que, ao longo da semana, prometem dar a conhecer a Ciência “made in U.Porto” a um público alargado, que inclui os estudantes do ensino básico e secundário mas também estudantes do ensino superior e as famílias.

Num roteiro pelos diferentes polos da U.Porto, a primeira paragem faz-se na Faculdade de Ciências (FCUP) que, na manhã da dia 25, vai ser o “local do crime” para os alunos do ensino básico e secundário que vão vestir o papel de investigadores de Geologia Forense no âmbito de uma oficina promovida pelo Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território. O mesmo “público” que, no dia 28, vai rumar aos laboratórios da Faculdade de Farmácia (FFUP) para exploradar, com a ajuda de micrscópios, o processo de obtenção de novas moléculas a partir de fontes naturais (plantas e animais marinhos), naquele que constitui o primeiro passo para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Antes, nos dias 24, 25 e 27, a Faculdade de Engenharia (FEUP) mostra os avanços tecnológicos promovidos pelo seu Departamento de Engenharia Química (DEQ) através de várias palestras, visitas a laboratórios e uma exposição dirigidas para o público em geral e, em particular, para os professores, estudantes do ensino secundário e universitário. Também a 24, a Faculdade de Arquitetura (FAUP) inicia um conjunto de sessões destinadas a dar a conhecer as melhores dissertações do MIARQ – Mestrado Integrado em Arquitectura – no ano letivo de 2014/2015, desenvolvidas no âmbito do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU).

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) é outra das faculdades que vai associar-se à SCT através do lançamento da “Flash Page” do Observatório da Vida das Escolas (OBVIE), uma plataforma que tem como objetivo apresentar de forma criativa os principais resultados da investigação realizada no decurso do ano anterior, no âmbito daquele organismo do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Já na Faculdade de Medicina (FMUP), a asma e outros problemas respiratórios vão ser debatidos nas oficinas e palestras que o Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde (CINTESIS) preparou para os alunos do ensino básico e secundário e estudantes do ensino superior. Pelo meio, há tempo para andar “À volta do cérebro” (26 e 27 de novembro) , uma atividade onde os mais novos são desafiados a conhecer o interior do cérebro humano através da manipulação de peças anatómicas e da visualização de preparações microscópicas.

À “festa” da Ciência e Tecnologia não vai faltar também o INESC TEC que, no dia 23, abre as portas do futuro, convidando os estudantes do ensino básico e secundário a explorar o universo dos carros eléctricos  e as novas funcionalidades existestes no domínio da Microgeração. Já o CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) vai estar aberto durante a semana (23 e 28 de novembro) a todos os interessados em conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em ciências sociais e humanas.

Outro espaço que estará de portas abertas é o  Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da U.Porto (CIIMAR). Será a 28 de novembro, dia em que o público em geral vai poder descobrir mais sobre as Ciências Marinhas e Ambientais através da realização de atividades práticas e experimentais, palestras e visita aos laboratórios do centro.

As iniciativas não se vão limitar, contudo, aos espaços da U.Porto. Isso mesmo será demonstrado em “30 Minutos de Conversa com um Cientista”, um evento que, a 27 de novembro, vai levar os investigadores do CIIMAR a várias escolas da área metropolitana do Porto com o objetivo de sensibilizar os alunos para o papel da Ciência e Tecnologia na sociedade, ao mesmo tempo que desvendam vários mistérios da Ciência. O mesmo caminho vai ser feito pelos investigadores do CINTESIS que, de 23 a 29 de novembro, vão trocar os laboratórios pelas escolas da cidade, onde irão falar sobre a importância de alguns nutrientes na alimentação ou sobre as situações é que devemos utilizar antibióticos.

Todas as atividades promovidas pela U.Porto no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2012 são de participação gratuita, ainda que algumas exijam inscrição prévia. Pode encontrar mais informações (horários, datas, contactos para inscrições, etc) aqui.