A Universidade do Porto vai assinalar esta terça-feira, dia 7 de maio, um Dia de Luto em memória de Marlon Correia, estudante finalista da Faculdade de Desporto (FADEUP), assassinado na madrugada do passado sábado, durante uma tentativa de assalto às bilheteiras do recinto do “Queimódromo”.

A U.Porto teve já oportunidade de transmitir as suas condolências à família enlutada, estendendo-as ainda a toda a comunidade da FADEUP e da Federação Académica do Porto. “Se o falecimento de um jovem é sempre motivo de pesar e consternação, as circunstâncias desta morte levantam sentimentos de revolta e indignação face à trágica consequência de um acto de violência injustificável, que nunca deveria fazer parte de uma sociedade civilizada e humanista”, destaca José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto.

Como forma de assinalar simbolicamente este dia de luto, foi solicitado a todas as faculdades e serviços autónomos da U.Porto que coloquem as respetivas bandeiras a meia haste. Foi também decretada a dispensa de todas as atividades letivas para os membros da Universidade que pretendam assistir às cerimónias fúnebres.

O corpo de Marlon Correia encontra-se em câmara ardente no Pavilhão Desportivo Municipal de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia.  O funeral está marcado para esta terça-feira e inclui a celebração de uma missa pela memória do estudante, às 10h30, na igreja de Arcozelo. O corpo segue depois para o cemitério de São João da Madeira, onde será cremado.

Por estar ausente do país, o reitor da U.Porto não poderá participar nas cerimónias fúnebres. A Universidade estará por isso representada por António Cardoso, vice-reitor com o pelouro do Património Edificado, Higiene, Segurança e Ambiente.

Homenagem da FADEUP

O trágico desaparecimento de Marlon Correia será também assinalado na Faculdade de Desporto uma uma sessão de evocação agendada para o próximo dia 14, pelas 12h, no auditório da Faculdade. A evocação será feita por Rui Garcia, Presidente do Conselho Pedagógico, e por Maria José Carvalho, diretora do Curso de Mestrado em Gestão Desportiva.

Este ato, para o qual será convidada a família do Marlon Correia, vai ser aberto a todos os docentes, estudantes e funcionários da FADEUP e da Universidade em geral.