Abílio de Jesus (à esq.) e José Correia (à dir.) (foto: D.R.)

Abílio De Jesus, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e José António Correia, também Professor Convidado e Investigador dos Departamentos de Engenharia Civil e Mecânica, foram recentemente distinguidos pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Polónia (Wroclaw University of Science of Technology) pelas suas importantes contribuições científicas nas áreas da fadiga, fratura e integridade estrutural de pontes e materiais metálicos.

Especificamente atribuídos pelas faculdades de Engenharia Mecânica e de Tecnologia e Ciências Naturais, os reconhecimentos em muito se deveram aos trabalhos desenvolvidos pelos dois docentes da U.Porto nas áreas da avaliação e modelação à fadiga de materiais metálicos e ligações de pontes metálicas rebitadas antigas e da generalização de modelos probabilísticos de fadiga para vários parâmetros de dano local.

José António Correia tem provas dadas nesta área da Engenharia, sendo co-autor de mais de 50 artigos científicos nas mais relevantes revistas cientificas consagradas em Engenharia de materiais e estruturas. Está também a desenvolver um projeto no âmbito do seu Pós-Doutoramento que incide na análise estrutural em situações de fadiga e de ações sísmicas e que conta, inclusivamente, com financiamento da FCT. Intitulado “Advanced methodologies for structural analysis taking into account fatigue and seismic actions”, o trabalho tem como supervisores os docentes da FEUP Rui Calçada e Abílio De Jesus. É ainda membro de vários organismos técnicos da área das estruturas.

Abílio De Jesus, além da sua atividade de docência, é membro do Instituto e Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e investigador Integrado do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA). Co-autor de mais de 100 papers em revistas científicas nacionais e internacionais e mais de 200 papers apresentados em conferências nacionais e internacionais, conta com um total of 142 documentos no SCOPUS, um dos bancos de dados de referência de artigos científicos, que comprovam a consistência do trabalho de investigação nos domínios da fadiga e fratura de materiais e estruturas. Recentemente foi nomeado co-editor de um Book Series, conjuntamente com José António Correia, na área da Integridade Estrutural e é responsável pela participação da FEUP no projeto Europeu ‘FASTCOLD’. É também membro da equipa de investigação no projeto PT2020 ‘FibreBridge’ coordenado pelos Prof. Rui Calçada e Dr. José António Correia.

Os prémios foram atribuídos no passado mês de julho, numa cerimónia organizada na sede da Universidade da Polónia.