Ribeira do Porto

O Centro Histórico do Porto foi classificado como Património Cultural da Humanidade em 1996. (Foto: DR)

Celebram-se em 2016 os vinte anos sobre a classificação do Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade e, para assinalar a data, a Universidade do Porto vai promover uma jornada comemorativa composta por visitas guiadas e um ciclo de conferências a decorrer entre maio e novembro, sempre às 18h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

A primeira conferência intitula-se “Processo  de Candidatura do Porto a Património da Humanidade”, acontece dia 12 de maio, e ficará a cargo de Rui Losa, antigo Diretor do CRUARB (Projeto Municipal para a Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Porto), onde coordenou o processo de candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO. Autor de numerosos planos e projetos de arquitetura e de urbanismo e de um grande número de artigos, comunicações e conferências sobre Arquitetura, Planeamento, Reabilitação Urbana e Património, coordenou a equipa que elaborou, em 2008, o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial. Foi ainda diretor da delegação do Porto do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), administrador da Porto Vivo – SRU, Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, e representante de Portugal no comité de peritos da UNECE (United Nations Economic Committee for Europe) sobre habitação sustentável, saudável e económica.

“Quem vem e atravessa o Rio… O Porto património” é o título da conferência de Manuel Sampayo Graça, coordenador-geral dos Museus Municipais do Porto. Acontece no próximo dia 16 de junho. Em setembro, dia 22, será a vez do fundador e diretor do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (FCT – UP/UC) falar sobre “Planeamento do Território na área classificada como património mundial”. Paulo Pinho foi também diretor do Programa Doutoral FCT em Planeamento do Território (UP/UC) e do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano (FEUP/FAUP).

No dia 13 de outubro, Manuel Real, responsável pela Coordenação Científica da candidatura da Cidade do Porto a Patrimonio Cultural da Humanidade, irá apresentar um conferência sobre “A gestão do património arqueológico no Centro Histórico do Porto, 20 anos depois da classificação pela UNESCO”.

A apresentação do projeto “Porto Património Mundial” ficará a cargo das docentes da FLUP Lúcia Rosas e Leonor Botelho e vai ter lugar a dia 10 de novembro.

Associados a este ciclo de conferência ficaram ainda dois percursos que vão levar os participantes ao coração do Porto – Património Mundial. No dia 21 de maio, às 14h40, pelas “Intervenções premiadas no Centro Histórico do Porto”, com António Moura, e, dia 12 de junho, às 10h00, o tema será as “Festas de São João – Candidatura a Património Imaterial da UNESCO”. Este último ficará sob a alçada do jornalista e investigador da história da cidade do Porto, Germano Silva.

A participação nos percursos é gratuita mas sujeita a uma inscrição obrigatória através do e-mail [email protected]

Mais informações  através do e-mail [email protected] e/ou do telefone 220 408 195.