Centro de Inovação vai unir empresas e centros de investigação no desenvolvimento de novos produtos

A Sonae Indústria, a Amorim&Irmãos, a CIN e a CUF são três das grandes empresas portugueses que se preparam para transferir algumas das suas unidades de Inovação e Desenvolvimento para o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).  Esta sinergia entre tecido empresarial e meio académico terá como palco o novo Centro de Inovação do UPTEC, cuja inauguração está agendada para a próxima sexta-feira,  26 de outubro.

No total são mais de dez empresas que vão ocupar este novo Centro de Inovação da UPTEC, reunindo esforços com investigadores e cientistas dos centros de investigação da U.Porto no desenvolvimento de novos produtos. Para além da Sonae Indústria, da Tweasy, da Tomorrow Options, da ISA e da InovRetail o espaço será completo pela Associação Rede Competência em Polímeros, que conta, entre outras, com a Amorim&Irmãos, a CIN e a CUF.

A obra tem 1.400 mil metros² de área útil e foi orçada em 1,615 milhões de euros sendo que 70% deste valor é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, do QREN.

Este é mais um passo da U.Porto para o aumento da partilha de conhecimento entre o meio académico e o tecido empresarial. O Parque de Ciência e Tecnologia faz parte da estratégia delineada pela U.Porto para desenvolver a sua capacidade de valorização do conhecimento e desenvolvimento do capital humano criado dentro da própria Universidade. Tendo gerado mais de 120 startups e oito centros de inovação, este ecossistema desempenha um papel preponderante no desenvolvimento económico e social da Região Norte.

A inauguração do novo Centro de Inovação do UTPEC está marcada para as 16 horas de sexta-feira e vai contar com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, do Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, e do presidente do UPTEC, José Novais Barbosa.