Os mais novos são o público preferencial das atividades organizadas pela U.Porto

Discutir filosofia com vista para o cosmos, visitar um dos mais reputados centros de investigação portugueses na área do cancro, conhecer o “pai dos dinossauros” em Portugal e explorar a Ciência de forma divertida. Tudo isso será possível nas muitas iniciativas que as faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto vão promover de 19 a 24 de novembro, no âmbito de mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia, , uma iniciativa do Programa Ciência Viva que tem por objetivo mostrar a Ciência que se produz em Portugal.

Começando pelo edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), o roteiro da semana inclui uma visita livre às coleções de minerais e de insetos do Museu de História Natural da U.Porto. Pelo meio, os interessados vão poder testar os conhecimentos científicos em áreas como a Física e a Ótica através das experiências interativas do Museu da Ciência.

Das atividades preparadas pelas faculdades da U.Porto, começa por se destacar o programa  de palestras, conferências e exposições que o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (FCUP) preparou para os alunos do ensino secundário e estudantes do ensino superior. Outro ponto alto promete ser a palestra que Galopim de Carvalho, o “pai dos dinossauros” em Portugal, vai protagonizar na quarta-feira, 21 de novembro, a partir das 15h00, no Auditório Ferreira da Silva. Esta sessão, aberta ao público em geral, tem como tema os geomonumentos portugueses e culminará com o lançamento de dois livros de divulgação científica.

Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), é de cinema e investigação que se faz a proposta liderada pelo Observatório da Vida das Escolas (OBVIE) do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Já na Faculdade de Medicina (FMUP), a asma e outros problemas respiratórios vão ser debatidos  de forma divertida nas oficinas que o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde preparou para os alunos do ensino básico e secundário. Pelo meio, os estudantes universitários podem aprender a fazer artigos científicos e participar numa conferência sobre os último desenvolvimentos tecnológicos na área da Saúde.

À “festa” da Ciência e Tecnologia não vão faltar também alguns dos mais prestigiados centros de investigação da U.Porto. No IPATIMUP, os jovens que frequentaram o programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2012” são convidados a trazer um amigo para conhecer o instituto. No IBMC.INEB, a semana será celebrada com palestras dirigidas à comunidade científica sobre as potencialidades da relação entre investigação e o tecido empresarial. Em colaboração com o projecto Ciência 2.0, o IBMC.INEB organiza ainda dois debates televisivos, moderados pelo jornalista Daniel Catalão, onde serão abordados temas relevantes no âmbito de Ciência e Sociedade. Estes debates são abertos ao público em geral e vão ter lugar no auditório Prof. Ferreira da Silva da FCUP, a 22 e 28 de novembro, às 18 horas.

Outra unidade de investigação da U.Porto que vai estar especialmente ativa será o Centro de Geologia (sedeado na FCUP), cuja proposta inclui oficinas e workshops onde os alunos do ensino básico e secundário vão poder vestir o papel de investigadores de Geologia Forense. Ainda no campo da Geologia, o Departamento de Geociências Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP promove visitas abertas aos seus laboratórios e um programa de oficinas sobre a “Geologia no Dia a Dia”.

No CAUP – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto / Planetrário do Porto, as celebrações arrancam na noite de quinta-feira, dia 22, com um Café Filosófico-Cosmológico aberto ao público em geral. Já no sábado, Dia Nacional da Cultura Científica, o CAUP assinala o encerramento oficial da exposição “Um Universo Deslumbrante” com uma tertulia sobre “A confirmação experimental da existência do bosão de Higgs” e a apresentação do livro “Outras Terras no Universo, da autoria do astrofísico Nuno Cardoso Santos e de Luís Tirapicos.

Levar a Ciência à comunidade

As atividades não se vão limitar, contudo, aos espaços da U.Porto. Isso mesmo será demonstrado em “30 Minutos de Conversa com um Cientista”, um evento que, a 23 de novembro, vai levar os investigadores do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da U.Porto a várias escolas da área metropolitana do Porto com o objetivo de sensibilizar os alunos para o papel da Ciência e Tecnologia na sociedade, ao mesmo tempo que desvendam vários mistérios da Ciência.

Já no dia 24, as atenções centram-se na Fundação de Serralves, onde, a partir das 15h, tem início um “Café com Ciência” com o biólogo Miguel Carretero, do CIBIO-UP – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto. Nesta conversa informal, aberta ao público em geral, o cientista da U.Porto vai partilhar alguns dos episódios experienciados durante o seu trabalho, centrado na ecologia de répteis e anfíbios.

Nota final para o programa de visitas abertas e ateliers sobre ciência e pintura que a Casa Museu Abel-Salazar preparou para o público mais jovem, a decorrer de 19 a 23 de novembro.

Todas as atividades promovidas pela U.Porto no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2012 são de participação gratuita, ainda que algumas exijam inscrição prévia. Pode encontrar mais informações (horários, datas, contactos para inscrições, etc) aqui.