Equipa Mano a Mano 2019 (foto: D.R.)

“Atravessar Marrocos no espaço de nove dias num carro com mais de 20 anos, sem GPS (apenas com bússola e mapa), para entregar material solidário a crianças e escolas desfavorecidas” – é este o grande objetivo do UNIRAID, uma competição amigável que desafia estudantes universitários de toda a península ibérica a aliarem os valores de solidariedade e de entreajuda.

Criada em 2012, a competição tem já data marcada para a edição de 2020 – de 15 a 23 de fevereiro – e, no próximo dia 18 de junho, às 14h30, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai acolher uma sessão informativa sobre a iniciativa.

Intitulada ‘Mano a Mano’, a sessão vai ser liderada por João Costa, estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MIEEC) e participante na edição Uniraid2019, que vai dar a conhecer o raid e a experiência pessoal de participação, na qual foi possível entregar 180kg de brinquedos, roupa e material escolar.  Porquê ‘Mano a Mano’? Porque João levou para esta aventura o seu irmão mais novo, estudante de mecatrónica na Salvador Caetano formação.

Ao longo da sessão de apresentação, os participantes vão ficar a conhecer um pouco mais sobre iniciativa, e vão ainda ter a oportunidade de conhecer a perspetiva de quem já participou na aventura – desde a criação da equipa, à angariação de patrocínios, o que correu melhor e pior e os planos para a próxima edição – sim, esta equipa vai repetir a experiência! “O Uniraid é bem mais que uma aventura sobre rodas, e entre muitas razões, a vontade de mostrar que a nossa geração tem valor e que temos capacidade de seguir e cumprir os nossos sonhos foram algumas das principais razões pela quais participamos no projeto. Esta foi a nossa grande oportunidade de provarmos isso a nós mesmos e aos outros”, conta João Costa.

A entrada na sessão de apresentação do projeto ‘Mano a Mano’ é livre e gratuita. Recorde-se que já em 2018 a FEUP esteve representada na competição com uma equipa de dois estudantes.

Sobre o UNIRAID

Criado em 2012, a competição UNIRAID desafia estudantes universitários de toda a península ibérica a aliarem a uma competição amigável que desafia estudantes universitários de toda a península ibérica a aliarem os valores de solidariedade e de entreajuda. Destinado a jovens entre os 18 e os 28 anos de idade, a prova tem como requisito a utilização de carros com mais de 20 anos, sem tração às quatro rodas e que tenham, no máximo, 1300 de cilindrada. O destino é sempre o mesmo – Marrocos – e o número de etapas também – sete no total.

O grande objetivo desta iniciativa passa por proporcionar uma experiência de vida única, alertar para as necessidades de populações mais desfavorecidas e promover o sentido de entreajuda entre os seus participantes.

A edição de 2020 decorre de 15 a 23 de fevereiro e já está a aceitar inscrições. Mais informações disponíveis em Uniraid.org.