Exposição Sobre|Viver Amazónia

Exposição estreia no Porto depois de ter passado pelo Museu de História Natural de Lisboa. (Foto: DR)

“Quatro viajantes – António, Tiago, Inácio e Eduardo – fotógrafos e jornalistas, partiram numa viagem de barco pelo rio Beni, um isolado curso de água na Amazónia boliviana, para documentar o quotidiano das comunidades que habitam na suas margens…”. Em 2013, começava assim a história que, cerca de dois anos depois, se conta agora através das 30 fotografias que integram “Sobre | Viver – Amazónia”, título da exposição fotográfica que estará patente de 15 de janeiro a 27 de fevereiro, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira).

Foi a procura de “uma Amazónia onde (sobre)vivem pessoas comuns em condições excecionais” que levou António Luís Campos (fotógrafo da National Geographic), Inácio Rozeira, Tiago Costa e o jornalista Eduardo Madeira a aventurar-se de barco através da Amazónia boliviana. “Ao longo de 1000km navegaram pelo Beni, onde se depararam com pequenas comunidades de meia dúzia de famílias vivendo num paradigma social e económico que desafia as convenções vigentes no mundo ocidental: a moeda não existe no quotidiano, a terra é comunal e a internet e telefone são miragens. Gente tenaz que diariamente enfrenta os desafios de um clima hostil e o isolamento da selva profunda”, relata a sinopse da exposição que se estreia no Porto depois de ter passado pelo Museu de História Natural de Lisboa.

É essa viagem que os visitantes da exposição são agora convidados a revisitar através de 30 fotos da autoria de António Luís Campos. Para além das imagens, será possível refazer o percurso dos autores através de um documentário video de 5 minutos e de uma animação video.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, na sala 346 do edifício da Reitoria da U.Porto.