As Oficinas de Carnaval da U.Porto voltam novamente a ser inspiradas no livro “Bestiário Tradicional Português”.

“Quem são as Moiras Encantadas? Onde vivem? O que faz a Maria Gancha no fundo do poço e os Maruxinhos nas ruínas do castelo? Aquele lá ao longe, na encruzilhada, será um Lobisomem ou um Tardo?”.

É este desfile de criaturas fantásticas do “bestiário português” que irá regressar à Reitoria da Universidade do Porto para servir de inspiração às próximas Oficinas de Carnaval para crianças.

Partindo novamente da temática do livro “Bestiário Tradicional Português”, as Oficinas de Carnaval convidam a esquecer vampiros e outras criaturas de Hollywood para, ao invés, ficar a conhecer os contos e nas lendas do imaginário coletivo português.

Tudo isso será possível no sábado anterior ao Carnaval, 10 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, através de um conjunto de atividades destinadas a crianças dos 4 aos 12 anos de idade (inclusive), desde a expressão plástica à ciência, num cenário carnavalesco entre lobisomens e bichos-papão, onde fantasia e diversão não irão faltar.

Um programa repleto que irá encerrar com “A Festa dos Caretos e dos Diabos”, um espetáculo do Núcleo de Etnografia e Folclore da U.Porto (NEFUP) que dará a conhecer aos mais novos algumas das figuras tradicionais do Carnaval português.

Os interessados em participar poderão adquirir o “Passaporte Carnaval” antecipadamente por 8 euros (membros da U.Porto usufruem de 10% de desconto), preço que inclui a participação da criança e dos adultos que a acompanham (é obrigatória a presença de pelo menos um adulto por criança). Caso o passaporte seja adquirido no próprio dia, este terá um custo de 10 euros, sem possibilidade de desconto para os membros da U.Porto.

As inscrições são limitadas à quantidade de passaportes existentes. Os interessados podem realizar a inscrição aqui.

Mais informações aqui ou através do email [email protected].