Cada utilizador das bicicletas deverá percorrer no mínimo 10km/dia.

Encontra-se aberta até 30 de junho de 2018 a segunda fase de candidaturas ao projeto U.Bike, iniciativa que a partir do próximo ano letivo, vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas e 45 convencionais para uso regular e gratuito da comunidade académica da Universidade do Porto,

“Cada quilómetro conta” é o mote desta iniciativa nacional e liderada, dentro da Universidade, pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP). Pretende-se desta forma incentivar à atividade física e essencialmente a uma mudança de hábitos, ajudando a comunidade a usar menos os transportes de gases poluentes.

Esta segunda fase de candidaturas – a realizar aqui – destina-se a todos os que não tiverem efetuado a sua candidatura na primeira fase, que decorreu em junho de 2017.

As bicicletas serão entregues em setembro, a tempo do arranque do ano letivo 2018/2019, e todos os candidatos que as adquirirem terão mesmo de dar ao pedal. O regime de utilização será entre 6 a 12 meses em que cada utilizador deverá percorrer, em média, 10 quilómetro por dia na bicicleta.

O projeto U-Bike Portugal é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão e pretende que, até ao ano de 2018, sejam percorridos de bicicleta mais de 2 milhões e quatrocentos mil quilómetros, resultando numa poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2. Ao todo serão disponibilizadas 3.234 bicicletas, sendo que 2.096 serão elétricas e 1.138 convencionais.

Mais informações através do e-mail [email protected] e em www.cdup.up.pt.