CNU Andebol feminino 2016, equipa

A equipa de Andebol feminino da U.Porto conquitou o título que lhe escapava desde 2010. (clicar para ver maior)

Cerca de 400 estudantes da Universidade do Porto deslocaram-se na semana passada (18 a 24 de abril) a Lisboa para disputar os Campeonatos Nacionais Universitários nas modalidades Judo, Esgrima, Rugby 7s feminino, Rugby 7s masculino, Andebol feminino e Taekwondo. O balanço final não podia ser melhor, já que a Universidade do Porto arrecadou medalhas em todas as suas representações.

Nas modalidades coletivas, a equipa de Rugby 7s feminino da U.Porto sagrou-se tricampeã nacional universitária. Com esta vitória, as atuais vice-campeãs europeia universitárias carimbaram o passaporte para mais um Europeu Universitário, a decorrer este ano na Croácia.

Destaque também para a seleção de Andebol feminino, que trouxe de volta a casa a taça que lhe escapava desde 2010. Este é o quinto título para o Andebol feminino da U.Porto, numa grande vitória para toda a delegação que vai representar a instituição e o país também nos EUSA Games.

Às portas do título ficou também a equipa de Rugby 7s masculino. Com apenas oito atletas, a equipa bateu-se na final até ao último minuto frente à Universidade Nova de Lisboa, que acabou por ser superior aos novos vice-campeões nacionais.

Rugby 7s feminino da U.Porto é tricampeã nacional. Masculino fica em 2º lugar.

Rugby 7s feminino da U.Porto é tricampeã nacional. A equipa masculina ficou em 2º lugar.

Nas modalidades individuais, Judo, Esgrima e Taekwondo, a Universidade do Porto sagrou-se vice-campeã nacional universitária no Judo e acumulou 11 medalhas nas três modalidades (três medalhas de prata e uma de bronze no Judo, uma medalha de ouro e três de bronze na Esgrima e três medalhas de bronze no Taekwondo). As medalhas do Taekwondo foram conquistadas por Miguel Macedo nos -80kg, Renato Astorga nos -68kg e José Pedro Gomes nos -74kg.

Para além das equipas que presentaram a U.Porto, os CNU’s contaram também com a participação de várias Associações de Estudantes (AE’s) da Universidade. O grande destaque vai para a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP), que arrecadou o título nacional universitário no Voleibol masculino e a medalha de bronze no Basquetebol feminino. Já a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP) alcançou duas medalhas de bronze, no Voleibol feminino e no Andebol masculino.