EUGames2014 Rugby 7 Feminino U.Porto

Medalha de bronze nos EUGames2014, a seleção de Rugby 7 feminino da U.Porto está nomeada para Melhor Equipa do Ano.

É a cereja no topo do bolo depois de mais um ano recheado de conquistas desportivas a nível nacional e internacional. A Universidade do Porto vai ser distinguida no próximo dia 2 de outubro, pelo quarto ano consecutivo, com o Troféu Universitário de Clubes, galardão atribuído pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) ao vencedor do ranking que engloba todas as provas oficiais da FADU na época 2013/2014.

Tendo como palco da 7.ª Gala do Desporto Universitário da FADU, a U.Porto verá assim reconhecida a aposta no desporto universitário que, na última temporada, culminou na conquista de um número recorde de 158 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) e de duas medalhas nos Jogos Europeus Universitários (EUGames2014), a mais importante competição do desporto universitário a nível europeu. Ao “tetra” coletivo a U.Porto pode ainda juntar vários prémios individuais, estando para já nomeada em quatro das cinco categorias (Melhor Treinador do Ano, Equipa masculina do Ano, Equipa feminina do Ano, Atleta feminino do Ano e Atleta masculino do ano) premiadas no evento que homenageia aqueles que contribuíram para mais um ano de excelência no desporto universitário nacional.

Entre os nomeados destaca-se a presença da equipa de Rugby 7 feminino na categoria de Melhor Equipa feminina. A FADU reconhece desta forma um ano em cheio para as atletas da Universidade, abrilhantado pelas conquistas do título nacional universitário e da medalha de bronze nos EUGames2014.

Nomeados Gala FADU 2014

André Pereira, Mara Pinto e Pedro Guimarães estão nomeados para Melhor Atleta masculino e femino e Melhor Treinador do ano, respetivamente.

A U.Porto tem ainda dois estudantes da Faculdade de Medicina (FMUP) na corrida a Melhor Atleta do ano. No setor masculino, a Universidade está representada por André Pereira, atleta de Remo que se sagrou Campeão Nacional Universitário em M1x e M2x, Vice-Campeão Europeu Universitário em LM1x e obteve um 5º Lugar no Campeonato Mundial Universitário em LM1x. Já no feminino, as escolhas da FADU incluem Marta Pinto, atleta de Canoagem e atual campeã nacional universitária em K1 200, K1 500, K2 200 e K2 500.

A lista de candidatos da U.Porto completa-se com a presença de Pedro Guimarães (a segunda consecutiva) no lote de nomeados na categoria de Melhor Treinador do ano. Isto depois de ter liderado a seleção de Atletismo da U.Porto até à conquista dos títulos coletivos nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Atletismo de Pista Coberta, Atletismo Ar Livre, Estrada e de Corta-Mato Feminino.

Os vencedores vão ser apurados através da votação dos clubes, da votação de um júri constituído por personalidades de relevo do Desporto Universitário português e da votação do público, através da página de Facebook da FADU. Para votar, basta clicar “Gosto” na fotografia do nomeado (Equipa de Rugby femininoAndré Duarte, Marta Pinto e Pedro Guimarães), por categoria.  A votação termina às 18h00 do dia 30 de setembro (3ª feira).

A 7ª Gala do Desporto Universitário vai ter lugar no Teatro Thalia, em Lisboa. Para além da entrega do Troféu Universitário de Clubes e dos prémios para os melhores do ano, a cerimónia ficará ainda marcada pela homenagem às organizações dos grandes eventos nacionais e internacionais realizados em Portugal e pela entrega de galardões prestígio e do Prémio Ética Desportiva, atribuído em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto.