Dirk Elias, investigador da Fraunhofer AICOS e da FEUP, foi o vencedor da edição 2012 da ESNC.

O mote para edição deste ano é “Take the Next Step with Your Business Case” e, até ao dia 30 de Junho, os concorrentes (individualmente ou em equipa) provenientes de empresas, centros de investigação, universidades ou empresas start-up podem apresentar as suas ideias de negócio, com o intuito de as verem promovidas e postas em prática no futuro. É esse o desafio lançado em mais uma edição da European Satellite Navigation Competition (ESNC), um dos maiores concursos internacionais de ideias de negócio na área da navegação por satélite e que tem na Universidade do Porto a única entidade parceira em Portugal.

Enquanto parceira nacional do concurso, a U.Porto (através da UPIN – Universidade do Porto Inovação) vai assumir a gestão do processo de candidaturas e acolher em setembro a reunião dos cerca de 30 peritos internacionais que vão decidir os vencedores. A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar no dia 5 de novembro, em Munique (Alemanha).

Como participar?

O prémio do ESCN é de cerca de 1 milhão de euros e inclui prémios em dinheiro, incubação do negócio, coaching, consultoria para propriedade intelectual, prototipagem e apoio de marketing, entre outros benefícios. Para participar é necessário aceder ao site do concurso e escolher, na secção “Regional Prizes”, aquela que melhor se adequa à sua ideia de negócio. Além desta categoria podem ainda submeter as propostas nas secções “Special Prizes” e “Prototyping Prizes”, aumentando as hipóteses de vir a ser o grande vencedor deste concurso.

Na edição de 2012, a U.Porto arrecadou o grande prémio e também o prémio Universidades, através da participação de Dirk Elias, investigador da Fraunhofer AICOS e da FEUP.

Este ano a competição acolhe o European Patent Office (EPO) como um novo parceiro através da criação de um prémio especial para a best patented GNSS related innovation . O EPO irá premiar a melhor patente europeia a nível de potencial económico, impacto tecnológico e benefícios para a sociedade actual. As ideias seleccionadas passam para um grupo de 15 finalistas divididos em cinco diferentes categorias, e poderão concorrer ao European Inventor Award 2014. Além disso, todos os 15 nomeados serão incluídos numa campanha publicitária europeia nos mais prestigiados media.

Para mais informações, consultar o site do concurso.